São Paulo, quarta-feira, 18 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Disco externo é fácil de instalar

Interface web oferece poucas configurações

LUCAS ALBERS CUMINATO
JOSÉ ALBERTO CUMINATO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Network Space, produzido pela empresa Lacie, é um dispositivo externo de armazenamento de dados que pode ser conectado diretamente a uma rede de computadores. Por ter essa funcionalidade, ele possibilita acesso ao disco a todos os integrantes dessa rede. Há dois modelos disponíveis, um com capacidade de armazenamento de 500 Gbytes e outro com 1 Tbyte. Foi avaliado o modelo com 500 Gbytes, que pode armazenar aproximadamente 83 mil músicas de cinco minutos cada ou 125 filmes, considerando 4 Gbytes por filme. Os dois modelos possuem uma porta Ethernet Gigabit na parte de trás e uma porta USB 2.0 na parte da frente. A primeira porta permite a conexão do aparelho a uma rede de computadores, e a porta USB permite a conexão de outro aparelho de armazenamento de dados, com o objetivo de ampliar a capacidade total de armazenamento do sistema. Por ter apenas 950 g, o dispositivo pode ser transportado facilmente. Em funcionamento, é extremamente silencioso. A fonte de alimentação é bivolt, ou seja, ele pode ser ligado a 110 ou 220 volts. Na instalação, se houver um servidor DHCP disponível na rede, isto é, se existir, por exemplo, um roteador que atribui automaticamente o número de IP para todos os computadores da rede, o aparelho irá se tornar visível para todos logo após ter sido ligado. Nesse cenário, a instalação é bastante simples e rápida. Caso contrário, será necessário o uso de um software, contido no CD que acompanha o produto, para que toda a configuração de rede do aparelho seja feita manualmente. O processo pode ser complicado para usuários que não sejam familiarizados com esse contexto. Algumas configurações podem ser modificadas via interface web. Infelizmente, não há a tradução para o português. Apesar disso, a interface é bastante intuitiva. A funcionalidade de backup automático é bastante interessante. O usuário pode configurar o aparelho para copiar automaticamente para o disco todo o conteúdo de qualquer dispositivo externo conectado à porta USB. A cópia é iniciada automaticamente quando o usuário conecta o dispositivo externo na porta USB do aparelho. Também é possível realizar a operação inversa, ou seja, todo o conteúdo do disco é copiado para um dispositivo externo conectado à porta USB. Outras operações essenciais são para formatação do disco, reinicialização do aparelho, habilitação e desabilitação do servidor de FTP, monitoramento de usuários, entre outras. O guia rápido de instalação cobre apenas as operações básicas para instalação e configuração do aparelho. Está escrito em português de Portugal. Para maiores detalhes, é necessário consultar o manual disponível em CD, somente em inglês.

Conclusão
Apesar da grande quantidade de espaço disponível no disco, o aparelho é mais direcionado para o uso doméstico. O design e a facilidade de instalação são pontos positivos do aparelho. Por outro lado, poderiam ser incluídas na interface web mais opções para configuração.


LUCAS ALBERS CUMINATO é bacharelando em ciências de computação no ICMC-USP; JOSÉ ALBERTO CUMINATO é professor do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC-USP.


Texto Anterior: Desenvolva aplicação para gerar arquivo em formato PDF
Próximo Texto: Diversão: MadWorld leva violência e humor ao Wii
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.