São Paulo, quarta-feira, 18 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portáteis

Celulares reconhecem música ambiente

QUAL É A MÚSICA? - Novos modelos da Sony Ericsson reeditam função apresentada pela Motorola, mas identificação apresenta falhas

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

Não basta tocar, tem de saber o que está tocando. Essa foi a maneira encontrada pelas fabricantes de celulares para inovar a função de tocador de MP3 de seus portáteis. Agora, além de reproduzirem música, os aparelhos também são capazes de captar uma música ambiente e identificar seu nome, seu intérprete e o álbum em que foi lançada.
A novidade, que estreou no Brasil no ano passado, pela Motorola, agora está disponível em alguns dos nos novos modelos da Sony Ericsson (www.sonyericsson.com.br), apresentados na semana passada.
Trata-se do TrackID, da Gracenote. Seu uso é simples, dependendo de apenas duas coisas: ter uma música tocando e apertar um botão. O celular grava alguns segundos da canção que está sendo reproduzida no ambiente e automaticamente envia o trecho para um servidor que armazena uma extensa biblioteca musical.
O passo seguinte é confrontar a canção enviada com o portfólio do servidor para que sejam identificados o título, a banda e o disco em que a música foi lançada. Tudo isso acontece rapidamente, em cerca de 40 segundos.
Quando dá certo, é realmente impressionante. O aparelho informa que a canção é "Superstition", que é de Stevie Wonder e que está no álbum "Song Review" e ainda pode enviar os dados por torpedo. As chances de dar errado, porém, são grandes, como comprovou o teste com o Walkman W880 (leia abaixo).
Os primeiros acordes de "Satisfaction", dos Rolling Stones, passaram batidos pelo reconhecimento do TrackID, que informou que não havia sido possível encontrar uma correspondência para aquela música.
Como a versão era ao vivo, é possível que isso tenha atrapalhado o reconhecimento. A função se mostrou bem suscetível a ruídos, o que torna a identificação um tanto limitada.
Ao verificar "João e Maria", de Chico Buarque, e "Alegria, Alegria", de Caetano Veloso o serviço exibiu outra mensagem, a de que estava indisponível naquele momento -e isso em mais de uma tentativa. Já "Territory", do Sepultura, banda de heavy metal bastante conhecida no exterior, foi imediatamente confirmada.

Prévia
Uma das primeiras empresas a oferecer o reconhecimento de músicas em celulares no Brasil foi a Motorola, que embutiu a novidade em seu Motorokr E2, lançado em outubro do ano passado.
Sob o nome de MotoID, o recurso faz uso de um servidor que, à época do lançamento, contava com um catálogo de 3,2 milhões de músicas. Segundo a fabricante, estão previstos para este ano mais lançamentos com a função.


Texto Anterior: Beijo do gordo: Grupo usa palestra para responder a brincadeira feita por Jô Soares em 2006
Próximo Texto: Tocador iPod é suscetível a vírus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.