São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anunciantes procuram por influenciadores

DA REUTERS

O blog de notícias Engadget (www.engadget.com) chamou a atenção dos fãs de videogames ao anunciar que a Microsoft daria milhares de consoles Xbox 360 para os participantes de uma promoção da Pepsi.
Os comentários gerados a partir dessa notícia se multiplicaram e as duas empresas não responderam se tal promoção existia ou não.
Apesar de parecer um furo de reportagem do blog, esse é apenas uma das novas técnicas usadas por especialistas em marketing.
Espalhar boatos sobre um produto meses antes de seu lançamento é uma estratégia para analisar a resposta do público ao produto.
"O apelo dos blogs é a audiência de nicho. Eles alcançam pessoas que os outros veículos não alcançam", explica o diretor da empresa de anúncios Starcom IP, Dan Buczaczero.
Ao menos 64% dos anunciantes estão interessados em propaganda para blogs. De acordo com estudos do Forrester Research (www.forrester.com), o investimento dessas empresas em propaganda pela internet será de US$ 14,7 bilhões.
"Os anunciantes gastam milhões de dólares para identificar os "influenciadores" que estão entre os consumidores comuns", diz Todd Copilevitz, da agência especializada em internet Omnicom.
Segundo o vice-presidente da agência de mídia interativa Avenue A/Razorfish, Jeff Lanctot, há "uma pequena, porém crescente audiência que trocou o jornal "Washington Post" pelo blog político www.wonkette.com".
A Gawker Media, empresa que responsável pela publicação tanto o Wonkette quanto o Engadget, já criou um sistema para publicar anúncios em blogs e espera aumentar seus lucros substancialmente neste ano.


Texto Anterior: Conheça sites sobre jornalismo
Próximo Texto: Empresas reagem contra blogueiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.