São Paulo, quarta-feira, 18 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TesteUSP

Tocador multimídia é robusto, mas caro

DESAJEITADO - Aparelho da Coby oferece muitos recursos e acaba ficando pesado e grande demais, o que dificulta seu uso

ODEMIR MARTINEZ BRUNO; ANDRÉ RICARDO BACKES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Com a popularização dos arquivos de música digital, surgiram os tocadores de MP3. Com o tempo, foram lançados dispositivos capazes de também exibir vídeos: os tocadores de MP4 (formato de compressão de vídeo).
Os novos aparelhos agregam cada vez mais recursos e funcionalidades. Um exemplo é o PMP7040, produzido pela Coby, cujo grande diferencial é sua tela LCD de sete polegadas widescreen e um disco rígido interno de 40 Gbytes.
Além de tocar música digital (com suporte aos formatos MP3 e WMA) e exibir vídeos (com suporte aos principais formatos de vídeo), o PMP7040 também funciona como visualizador de fotos nos formatos JPEG e BMP e gravador de voz (há um microfone embutido na lateral do aparelho).
O disco rígido interno permite armazenar uma grande quantidade de arquivos de áudio, vídeo e fotos.
É possível, por exemplo, armazenar mais de 20 mil músicas ou 160 horas de vídeo digital. Esses valores podem variar dependendo da duração e da qualidade dos arquivos.
A tela de cristal líquido tem 480 x 240 pixels de resolução, capaz de exibir com qualidade razoável a maioria dos vídeos. Para a visualização de imagens, entretanto, a baixa resolução se torna óbvia, comprometendo a qualidade de fotos digitais.

Manual e interface
O manual, em português, apresenta as diversas funcionalidades do aparelho de maneira clara e objetiva. A interface do aparelho é simples e fácil de usar.
A navegação pelos diversos menus do aparelho é realizada por meio de um botão localizado do lado direito. No topo, situam-se os botões relacionados com a interação dos diversos tipos de mídia digital, como volume e avançar e retroceder.
Dependendo do tipo de arquivo executado, esses botões podem assumir outras funcionalidades. Ao iniciar um novo tipo de conteúdo digital, uma tela informa a funcionalidade associada a cada botão. Essa mensagem e os menus do aparelho são em inglês. Além disso, após um tempo de uso, a constante exibição dessa tela de aviso torna-se fatigante.
Além da conexão para fones de ouvido (incluídos), o aparelho possui também uma entrada e uma saída AV (cabo AV incluído). A entrada AV permite conectar o aparelho diretamente a um televisor, videocassete ou DVD e gravar o conteúdo exibido. Já a saída AV permite exibir o conteúdo do aparelho em um televisor.
Os arquivos são transferidos do computador para o aparelho por meio de uma conexão USB 2.0 (um cabo acompanha o produto). Existe uma entrada para cartão SD/MMC. Por meio do gerenciador de arquivos, é possível transferir o conteúdo do aparelho para o cartão e vice-versa.
A alimentação é feita por uma bateria recarregável de Li-polímero. Apesar de ser destacável, a bateria deve estar conectada ao aparelho para ser recarregada. A recarga é realizada com o uso de um adaptador 100-240V AC ou um carregador veicular, ambos incluídos.
No testes, a bateria apresentou uma autonomia de três horas de exibição de vídeo. A duração da bateria depende do modo de uso do aparelho.
Conclusão
O Coby PMP7040 é uma versão mais robusta dos atuais tocadores MP4, o que o torna mais caro. Além disso, os itens que o diferenciam de um simples tocador de MP4 são também seus principais defeitos: a tela LCD de sete polegadas, o disco rígido interno e a bateria fazem com que ele fique pesado e grande demais, dificultando o uso no dia-a-dia.

ODEMIR MARTINEZ BRUNO é livre-docente em ciência da computação e doutor em física pela USP. É docente do ICMC-USP, onde atua como pesquisador nas áreas de visão artificial e bioinformática.
ANDRÉ RICARDO BACKES é mestre em ciência da computação pela USP



Texto Anterior: Empresas dão mais força para as suas redes
Próximo Texto: Novo toca-MP3 da iRiver baixa músicas do serviço Rhapsody
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.