São Paulo, quarta-feira, 18 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comunidade

Navegador social Flock ganha versão com mais recursos

PARA TODOS - Browser sofre com lentidão na navegação, mas tem recursos úteis para quem gosta de publicar conteúdo

PAULA LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

O Flock (www.flock.com), browser social feito sobre a plataforma do Mozilla Firefox, ganhou uma nova versão e aperfeiçoou seus recursos de comunidade.
O navegador tem como missão facilitar que o usuário guarde e compartilhe conteúdo interessante que for achando pela internet, o que é cumprido com dois recursos principais.
O primeiro é a possibilidade de dar uma estrela a qualquer conteúdo -site, texto, vídeo, foto. Os itens estrelados pelo usuário são facilmente acessíveis depois, como em um menu de favoritos.
Ao usar a caixa de busca do browser, são destacados nos resultados aqueles que aparecem nos itens estrelados e nas páginas recentemente visitadas pelo usuário.
Assim, se, por exemplo, você se lembra de ter lido algo interessante sobre Harry Potter ultimamente, basta digitar o nome na caixa e achar rapidamente a página que havia visto.
O Flock também se integra com os principais sites queridinhos da web 2.0, como plataformas de blogs (LiveJournal, Blogger e Typepad, entre outras), YouTube, Flickr, del.icio.us e vários outros. A idéia é que, com poucos cliques, o usuário possa colocar "tags" (etiquetas)ou compartilhar itens interessantes usando o site de compartilhamento que preferir, sem sair da página em que está.

Colagem
O outro recurso que facilita essa navegação social é o Clipboard, onde o usuário pode "jogar" qualquer conteúdo (texto, fotos, links, vídeos) para depois colá-lo em outro local.
O recurso é muito útil para quem, por exemplo, vai compor um post no blog com referências a várias páginas; pode ir colando trechos e links conforme vai navegando e depois juntá-los em sua mensagem.

Mídia reunida
Outro recurso interessante do Flock é o Media Bar, uma barra na parte de cima do navegador, que pode ser ocultada, que exibe fotos ou vídeos dos principais sites de compartilhamento dessas mídias.
As miniaturas das imagens ou dos vídeos vão passando na barra e o usuário escolhe o que quer ver. Além dos itens mais populares de cada site, pode ver também suas próprias fotos ou vídeos passando ou o conteúdo de amigos.
Para assistir a um vídeo da Media Bar, o Flock o abre em uma janelinha -não é preciso ir ao site em que ele está hospedado, o que é prático.
O Media Bar, porém, não é totalmente estável. Nos testes, a barra exibia constantemente a mensagem de que havia perdido a conexão com a internet, mesmo quando ela funcionava.
Outro problema do Flock é que a navegação é bem lenta. Além disso, o browser simplesmente não exibe certos sites.

Aprenda a usar mais recursos do Flock em www.folha.com.br/circuitointegrado


Texto Anterior: Novo toca-MP3 da iRiver baixa músicas do serviço Rhapsody
Próximo Texto: Pownce quer facilitar o envio de links e arquivos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.