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Blogues e multimídia agitam a disputa real
DA REPORTAGEM LOCAL
Nos Estados Unidos, a internet
é um veículo de comunicação de
massa -ela é usada regularmente em 66% dos domicílios. Por isso, a rede é peça chave na sucessão
presidencial. Os diários pessoais,
ou blogues, são a principal novidade da campanha de 2004.
No lado democrata, os principais são o www.dailykos.com,
cujos leitores já teriam doado
mais de US$ 500 mil a John Kerry,
o www.democrats.org/blog, oficial do partido, e o www.bloggingofthepresident.com.
Atentos ao crescimento dos blogues democratas, os republicanos
criaram o www.blogsforbush.com, com extensa lista de diários
favoráveis a George W. Bush.
Os blogues são partidários, ou
seja, não têm compromisso com a
isenção. Para uma cobertura jornalística da campanha, acesse o
Google News (news.google.com),
com reportagens de diversas publicações, e o www.poynter.org,
que analisa a mídia. Por falar em
mídia, a página www.inep.org
traz um guia, em espanhol, que
ajuda a entender a retórica usada
nas campanhas.
Tanto Kerry quanto Bush cadastram apoiadores e aceitam
doações por meio de seus sites,
respectivamente www.johnkerry.com e www.georgewbush.com. Como ambas as campanhas não responderam aos e-mails e telefonemas da reportagem, não foi possível apurar
quanto dinheiro os candidatos já
obtiveram via rede, mas dois sites
ajudam a monitorar o fluxo de recursos: em www.fec.gov e
www.fundrace.org é possível encontrar cifras detalhadas, ainda
que desatualizadas.
Os sites dos candidatos evoluíram muito em tecnologia. Para ter
uma idéia, acesse o Internet Archive (www.archive.org), que
permite ver uma reprodução da
página oficial de Bush em 2000. O
único recurso multimídia eram
arquivos de áudio com discursos.
Hoje há vídeos, bate-papos e até
ícones para personalizar softwares de comunicação pessoal.
A troca de acusações e sabotagens também ganha versão on-line. A campanha de Kerry foi atingida, na semana passada, pela circulação de um e-mail falso em
que o irmão do candidato supostamente pede doações aos internautas. Como a mensagem trazia
um link para uma foto tirada do
site oficial de Kerry, foi desmascarada por assessores, que mudaram a imagem para incluir um
aviso sobre a fraude eletrônica.
Outro ataque on-line está no site www.kerryoniraq.com, que
tenta ser um contraponto ao site
do cineasta Michael Moore
(www.michaelmoore.com), ostensivamente anti-Bush.
Também com essa orientação, a
página Build a Better Bush (homepage.mac.com/krousen/Bush%20site/index.html) permite manipular as expressões faciais do atual presidente para criar
fotos ridículas. Bush é criticado
por um vídeo do site www.democracynow.org/article.pl?sid=04/08/10/149259, que reproduz gargalhadas motivadas por sua hesitação num debate.
(BG)
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