São Paulo, quarta-feira, 18 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blogues e multimídia agitam a disputa real

DA REPORTAGEM LOCAL

Nos Estados Unidos, a internet é um veículo de comunicação de massa -ela é usada regularmente em 66% dos domicílios. Por isso, a rede é peça chave na sucessão presidencial. Os diários pessoais, ou blogues, são a principal novidade da campanha de 2004.
No lado democrata, os principais são o www.dailykos.com, cujos leitores já teriam doado mais de US$ 500 mil a John Kerry, o www.democrats.org/blog, oficial do partido, e o www.bloggingofthepresident.com. Atentos ao crescimento dos blogues democratas, os republicanos criaram o www.blogsforbush.com, com extensa lista de diários favoráveis a George W. Bush.
Os blogues são partidários, ou seja, não têm compromisso com a isenção. Para uma cobertura jornalística da campanha, acesse o Google News (news.google.com), com reportagens de diversas publicações, e o www.poynter.org, que analisa a mídia. Por falar em mídia, a página www.inep.org traz um guia, em espanhol, que ajuda a entender a retórica usada nas campanhas.
Tanto Kerry quanto Bush cadastram apoiadores e aceitam doações por meio de seus sites, respectivamente www.johnkerry.com e www.georgewbush.com. Como ambas as campanhas não responderam aos e-mails e telefonemas da reportagem, não foi possível apurar quanto dinheiro os candidatos já obtiveram via rede, mas dois sites ajudam a monitorar o fluxo de recursos: em www.fec.gov e www.fundrace.org é possível encontrar cifras detalhadas, ainda que desatualizadas.
Os sites dos candidatos evoluíram muito em tecnologia. Para ter uma idéia, acesse o Internet Archive (www.archive.org), que permite ver uma reprodução da página oficial de Bush em 2000. O único recurso multimídia eram arquivos de áudio com discursos. Hoje há vídeos, bate-papos e até ícones para personalizar softwares de comunicação pessoal.
A troca de acusações e sabotagens também ganha versão on-line. A campanha de Kerry foi atingida, na semana passada, pela circulação de um e-mail falso em que o irmão do candidato supostamente pede doações aos internautas. Como a mensagem trazia um link para uma foto tirada do site oficial de Kerry, foi desmascarada por assessores, que mudaram a imagem para incluir um aviso sobre a fraude eletrônica.
Outro ataque on-line está no site www.kerryoniraq.com, que tenta ser um contraponto ao site do cineasta Michael Moore (www.michaelmoore.com), ostensivamente anti-Bush.
Também com essa orientação, a página Build a Better Bush (homepage.mac.com/krousen/Bush%20site/index.html) permite manipular as expressões faciais do atual presidente para criar fotos ridículas. Bush é criticado por um vídeo do site www.democracynow.org/article.pl?sid=04/08/10/149259, que reproduz gargalhadas motivadas por sua hesitação num debate. (BG)


Texto Anterior: Campanha eletrônica: Jogo reproduz corrida presidencial dos EUA
Próximo Texto: Teste USP: Versatilidade justifica o preço de scanner
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.