São Paulo, quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cursos de digitação na internet prometem precisão e rapidez

Sites foram feitos para ensinar internautas a teclar sem tirar os olhos da tela

PAULA REVERBEL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quando você digita, fica olhando para as mãos ou para a tela? Há cursos e jogos on-line que prometem ensinar a digitar de maneira rápida, precisa e sem ter de olhar para o teclado.
Algumas opções de cursos gratuitos são os sites GoodTyping, Sense Lang e TypingWeb (www.typingweb.com).
Este último é o que apresenta mais recursos entre os testados. Ele permite a escolha entre vários idiomas e tipos de teclado. O site oferece diversos cursos com lições variadas.
Na tela, você pode ver as letras a serem digitadas, um diagrama do seu teclado e a instrução de qual é o dedo certo a ser usado. Um indicador passa pelas letras conforme as teclas são apertadas.
O TypingWeb informa a sua taxa de acerto, a velocidade com que digita e as suas teclas problemáticas. É possível acessar os dados da sua evolução pela opção Estatísticas. Se precisar sair, o site diz a porcentagem concluída da lição e permite retomar de onde parou.
Também existe a opção de exercitar as teclas com que você teve mais problemas e há um teste para avaliar a sua habilidade. O defeito do TypingWeb é que as frases dos exercícios estão apenas em inglês.
A maior vantagem do GoodTyping (www.goodtyping.com) é a sua versão em português (www.digicurso.com). Nela é possível escolher entre o teclado português ou brasileiro. Mas usuários de laptop terão que ir para o curso em inglês e selecionar o modelo adequado de teclado.
Há 27 lições que são desbloqueadas conforme você terminar a anterior. O site mede a taxa de acerto e recomenda que você repita a mesma lição até errar menos do que 3%.
Uma das suas desvantagens é que, nos exercícios, você deve ler o texto em um lugar e copiar para outro. O melhor é quando existe uma única cópia do texto e um indicador passa pelas letras conforme você digita. Isso reproduz uma situação real de digitação, em que você olha apenas para uma caixa de texto enquanto escreve.
Assim funciona o Sense Lang (www.sense-lang.org), que oferece 15 lições. Para acessá-las, o internauta deve clicar em Tutorials, selecionar a opção do ícone de teclado e escolher entre o modelo padrão dos EUA e o modelo Dvorak, desenhado para programadores.

Jogos
Existem vários jogos on-line para treinar digitação em FreeTypingGame (www.freetypinggame.net), OnlyTypingGames (onlytypinggames.com) e FreeOn-LineTypingGames (freeonlinetypinggames.com).
Já existiu um jogo arcade de matar zumbis com esse propósito. O The Typing of the Dead (bit.ly/zumbis), de 1999, era uma adaptação de The House of the Dead 2 e usava um teclado de computador.


Texto Anterior: Disse e desdisse
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Aprenda a criar seus cartões de visita em site
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.