São Paulo, quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música digital é destaque no TED

DA REPORTAGEM LOCAL

A tecnologia de transmissão de dados Bluetooth já está sendo usada na distribuição de música em algumas comunidades de periferia. Esse fato foi usado por Ronaldo Lemos, advogado à frente do Creative Commons no Brasil e colunista da Folha, para exemplificar uma apropriação criativa da tecnologia. Lemos e outros pensadores falaram para mais de 700 pessoas no TEDxSP -edição independente de evento internacional que discute tecnologia, entretenimento e design.
Além do Bluetooth como nova fronteira na distribuição musical, Lemos falou do tecnobrega, ritmo famoso no Pará. Os produtores e DJs do Pará mudaram o jeito de se fazer música ao fechar acordos com camelôs e vender CDs em suas apresentações.
A pergunta que guiou as exposições do evento parecia simples: o que o Brasil tem para oferecer ao mundo? Mas a resposta foi complexa e passou por campos tão diversos quanto arte e química. Em grande parte das exposições, um fator comum: a criatividade.
Também foi lançada, durante o evento, a plataforma Votenaweb (votenaweb.com.br). O projeto é uma espécie de mapa em tempo real das vontades do cidadão. O usuário diz se aprova as leis que estão sendo votadas e compara se suas vontades são parecidas com o as do seu representante em Brasília.
Outro projeto apresentado foi o Many Eyes (manyeyes.alphaworks.ibm.com/manyeyes), da designer Fernanda Viégas. Em sua exposição, Viégas falou da quantidade de dados que recebemos atualmente e de como tanta informação carece de organização.
Segundo ela, o Many Eyes tenta organizar essa confusão criando algo mais atraente aos olhos. No site, cada usuário pode fazer sua tentativa e submeter uma planilha.
Um dos pontos altos do dia foi a apresentação do diretor de comerciais Jarbas Agnelli, que criou o famoso vídeo "Birds on the Wires", com música desenvolvida a partir da posição de pássaros em fios elétricos. Veja a versão da canção feita para o TEDxSP em www.folha.com.br/circuitointegrado.
O TED ocorre desde 1984 na Califórnia e tem edições independentes ao redor do mundo -elas recebem a letra "x" na sigla, como a de São Paulo. O que antes era voltado para discussões sobre tecnologia, entretenimento e design se tornou um debate sem fronteiras bem definidas. A edição do último sábado foi a primeira no Brasil e ocorreu em São Paulo. (AD)


Texto Anterior: Tendências: Coisa de artista
Próximo Texto: Consumo: Celular tem câmera superpotente integrada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.