UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2003

Próximo Texto | Índice

CEBIT 2003

Evento na Alemanha reúne 6.526 expositores de 69 países espalhados por 26 pavilhões, em 354 mil metros quadrados

Veja as novidades da maior feira do mundo

BRUNO GARATTONI
ENVIADO ESPECIAL A HANNOVER

Maior feira de tecnologia do mundo, a CeBIT (www.cebit.de), realizada em Hannover, na Alemanha, impressiona pelo gigantismo: segundo seus organizadores, a edição deste ano, que termina hoje, teve 6.526 expositores distribuídos por 26 pavilhões, que ocuparam uma área de aproximadamente 354 mil metros quadrados. Em comparação, a Fenasoft brasileira teve 20 mil metros quadrados no ano passado.
Como reflexo da crise econômica mundial, a quantidade de expositores da CeBIT diminuiu em relação a 2002 (caiu quase 10%), mas isso não refreou o interesse popular -tirando o primeiro dia do evento, em que a chuva espantou o público, a CeBIT 2003 esteve constantemente cheia.
Até a conclusão desta edição, o número de visitantes não havia sido divulgado, mas é razoável supor que continue expressivo -no ano passado, 673.992 pessoas estiveram na feira.
Com tanta diversidade -empresas de 69 países montaram estandes na CeBIT 2003-, era fácil encontrar lançamentos e novidades de várias vertentes da informática: celulares, micros de mão, laptops, processadores e placas para PCs de mesa, discos e aparelhos que armazenam dados, telas digitais, câmeras, scanners, impressoras, softwares de última geração e, como é tradição nas feiras do gênero, protótipos e produtos conceituais.

Portáteis
Os telefones demonstraram avanços interessantes, mas o destaque da CeBIT foram os notebooks, que ganharam processadores que economizam energia para estender a autonomia das baterias.
Muitos dos expositores hesitaram em revelar os preços de seus aparelho, mas, nos casos em que essa informação (preços em ou US$, para a Europa e os EUA) foi obtida pela reportagem, ela consta da descrição do produto.


Próximo Texto: Celular tem visor com efeito 3D
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.