UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

MERCADO

Cai previsão de crescimento do mercado de PCs
O IDC (International Data Corporation) reduziu a previsão de crescimento do mercado de microcomputadores que tinha feito em dezembro. Agora, a expectativa é que haja um aumento de 6,9%. A previsão inicial era que o setor crescesse 8,3%. A queda é justificada pela redução dos orçamentos governamentais e dos investimentos em educação no mundo todo. Esses cortes de orçamento refletem na queda da demanda por PCs.
A expectativa para o ano é que sejam vendidas, no mundo, 145,6 milhões de unidades. A previsão inicial era de 157,5 milhões de micros vendidos.
O comportamento do mercado, no entanto, não foge do previsto. O setor está cauteloso especialmente com a incerteza em relação à piora da economia, que pode ser causada com a possível guerra contra o Iraque e com as tensões envolvendo a Coréia do Norte.
No ano passado, as vendas mundiais de PCs cresceram 1,5%, passando de 134,2 milhões de unidades, em 2001, para 136,2 milhões em 2002.
O mercado que mais deve reduzir a demanda por PCs é o dos EUA. Isso porque os Estados norte-americanos enfrentam os piores cortes em seus orçamentos desde a 2ª Guerra Mundial.


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Como usar o PC e transformar LPs em CDs
Próximo Texto: Monitores: Modelos de tela plana devem ultrapassar os CRT
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.