UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONGRESSO

Especialista evita fazer compras pela internet

ANA PAULA DE OLIVEIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Especialista no impacto do e-commerce no mercado varejista, o indiano Rajiv Lal, 45, professor da Escola de Administração da Universidade de Harvard, admite preferir fazer compras "in loco", da maneira convencional, a usar a impessoal aquisição pela rede.
Em entrevista exclusiva para a Folha, Lal, um dos principais palestrantes da 13ª Telexpo, revelou ter comprado apenas algumas poucas coisinhas, como livros ou brinquedos para seus filhos, mas afirma que o comércio virtual não é um hábito familiar.
Porém, apesar de caminhar na contramão de seus estudos, o Ph.D. em gestão industrial adianta que, em sua conferência na Telexpo, dia 27, vai falar sobre como popularizar o uso da tecnologia, além de apresentar resultados de sua pesquisa sobre o choque do e-commerce no varejo.
Em suas pesquisas, o indiano traçou o perfil dos usuários adeptos ao e-commerce e chegou a uma óbvia conclusão. Indiferente a interferências climáticas -baixas temperaturas intimidam as pessoas a saírem de casa-, o que o consumidor que tem dinheiro para gastar quer é a conveniência.
Mais forte que o comodismo, o que preocupa os consumidores é o crescimento dos hackers, o que leva à perda de confiança na rede. Já sobre a ameaça de guerra, Lal conclui que os usuários não serão intimidados pelo conflito, o que até estimularia um ligeiro crescimento do e-commerce.
Questionado sobre o possível desemprego que o comércio eletrônico poderia causar em detrimento ao mercado real, Lal foi incisivo ao dizer que, pelo contrário, o e-commerce tende a repor empregos existentes. "A rede pode ser uma ótima fonte geradora de empregos, não só pelas compras diretas, mas pela possibilidade de criação e expansão de novos negócios."


Texto Anterior: Internet
Próximo Texto: Primeira impressão: Celular com rádio acessa a internet rápida
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.