UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Há serviços de lazer, tarefas com mobilidade para pagar contas e envio de fotos e texto

Celular ajuda no dia-a-dia do usuário

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para aqueles que sempre quiseram saber como navegar na internet pelo celular ou como enviar mensagens de texto, a Telexpo é uma boa oportunidade para aprender. As operadoras de telefonia móvel estarão demonstrando os serviços que pretendem tornar o celular um facilitador de tarefas e de entretenimento.
As mensagens de texto conhecidas como SMS, com forte apelo entre os jovens, são um dos principais serviços oferecidos.
A Telesp Celular, que opera com a tecnologia CDMA, criou até uma divisão própria para o público adolescente, a Coisa.
Entre as funcionalidades da Coisa, está o envio de mensagens entre celulares (torpedos) e do computador para o celular, desde que a linha esteja habilitada para o serviço. Também é possível participar de bate-papos eletrônicos (chats) pelo telefone.
A Telesp também criou um aplicativo parecido com os populares programas de mensagens instantâneas da internet (como ICQ e ComVC) para o celular. Assim, os amigos que estão on-line podem ser encontrados facilmente.
Um endereço de e-mail para os assinantes que adquirem um celular Wap também é oferecido pela empresa. O acesso à internet através da operadora pode ser feito com Wap e Wap Turbo (opção em que o usuário paga apenas pelos dados transmitidos). Os clientes podem baixar diferentes sons de campainhas pelo site da Telesp (www.coisa.net).
A BCP (sistema TDMA) oferece ainda a troca de torpedos do computador para um celular cadastrado e entre celulares. Mas a grande novidade da empresa é o M-Payment, serviço que permite o pagamento de contas de água, luz e até de táxi através de mensagens de texto via celular.
As operadoras GSM (Tim e Oi) têm várias opções de serviços que conjugam celular e internet.
Além de navegar pela web, enviar torpedos e entrar em salas de chat, o assinante pode personalizar o celular com toques diferenciados (usando até a própria voz como campainha), escolher imagens para o protetor de tela do visor e tirar e enviar fotografias do celular para outros celulares ou para e-mail. (MARINA MOTOMURA)


Texto Anterior: Primeira impressão: Celular com rádio acessa a internet rápida
Próximo Texto: O sucesso do i-mode
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.