São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banda larga móvel deverá popularizar o acesso a internet

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As funções dos telefones celulares só começaram a ficar sofisticadas com o início do acesso móvel à internet (páginas WAP), em 1999. Os dados chegavam ao telefone.
E eles chegarão ainda mais rápido com a oferta de serviços pela rede 3G, que veio ao país no final do ano passado e que permite que os dados trafeguem na velocidade da banda larga doméstica.
"Com o lançamento dos serviços 3G no Brasil, 2008 vai ser o ano da popularização dos smartphones", afirma André Varga, gerente de produtos da Samsung. Atualmente, há cerca de 123 milhões de celulares do Brasil, segundo a Anatel.
A terceira geração das redes celulares também é ambiente de aposta para aumentar a inclusão digital no país. "Para a grande massa de usuários, vai ser a principal alternativa às opções fixas de banda larga", conta Paulo Breviglieri, diretor de desenvolvimento de negócios da Qualcomm.
Porém, se o celular no futuro promete ficar cada vez mais rápido, como ficam as conexões a cabo ou por ADSL existentes? A resposta vem de Jesper Rhode, vice-presidente de multimídia da Ericsson. "A vantagem hoje para as operadoras fixas é que as velocidades no cabo são mais rápidas e, em breve, vão chegar a 50 ou 100 Mbps, atendendo a uma demanda para a casa digital sem fios", explica.

TV digital
Seja por meio de aparelhos que captam o sinal digital seja por transmissão via streaming direto para o aparelho 3G, os vídeos para telefones vieram para ficar, garantem os especialistas consultados pela Folha.
"A TV digital no telefone será um serviço que pode integrar a transmissão aberta com a interatividade [a ser] fornecida pelas operadoras. Que tal votar em quem deve ser eliminado do "Big Brother" diretamente do telefone? Além disso, nos EUA já existem redes de TV paga via celular, e isso pode vir a acontecer no Brasil no futuro", prevê Breviglieri, da Qualcomm. (HM)


Texto Anterior: História: Telefone móvel já era pesquisado nos anos 1940
Próximo Texto: Ultra-rápida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.