São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIVERSÃO

Conheça as vantagens de se conectar aos mundos virtuais do país, que pesam menos no bolso e facilitam amizades

Disputa on-line se adapta aos brasileiros

THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A mania de jogar on-line tomou conta do Brasil e, se anos atrás era necessário usar jogos estrangeiros para se divertir, hoje há vários títulos oficialmente instalados no país. As vantagens em optar por esses games à brasileira começam na possibilidade de encontrar gente que fala a mesma língua e desembocam nos preços, mais adequados à realidade local.
O segredo dos jogos massivos on-line, que variam de RPGs a títulos de golfe, está na socialização -a possibilidade de fazer amizades enquanto se diverte é bastante atraente. Embora seja possível encontrar alguns brasileiros jogando World of WarCraft, que não está oficialmente presente nestas bandas, é em Ragnarök que milhares de tupiniquins estão.
Atualmente, há pelo menos 12 jogos massivos on-line no Brasil, a maioria composta por versões nacionais de títulos consagrados no exterior. Em geral, não apenas estão totalmente em português mas também utilizam servidores nacionais, o que favorece o desempenho do jogo quanto à conexão. Além disso, as empresas que administram os jogos costumam manter profissionais on-line, conhecidos como game masters, para fornecer suporte técnico e esclarecer dúvidas dos usuários.
Com isso, é praticamente impossível não se sentir em casa, pois até feriados típicos do Brasil costumam ser comemorados nos mundos virtuais -o Carnaval mereceu uma festança on-line no universo do game Gunbound.
Para completar, vários títulos são "gratuitos". O usuário joga à vontade e só paga se quiser comprar itens ou acessórios para melhorar a aparência e o desempenho de seus personagens.
Em jogos estrangeiros, os pagamentos são feitos invariavelmente com cartão de crédito, algo que o Brasil driblou à sua maneira, com a venda de cartões pré-pagos (semelhante aos dos telefones celulares) em LAN houses.
Normalmente, é muito fácil se conectar aos games on-line. O site oficial de cada jogo traz informações detalhadas, faz o registro do jogador e, se for o caso, oferece arquivos para download.


Texto Anterior: Flash permite criar animações
Próximo Texto: Carnaval e Páscoa são festejados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.