São Paulo, quarta-feira, 19 de maio de 2004

Próximo Texto | Índice

DIVERSÃO

Evento realizado em Los Angeles apresenta mais de mil títulos inéditos, porém as continuações roubam a cena

Games de ação predominam em feira

THÉO AZEVEDO
ENVIADO ESPECIAL A LOS ANGELES

De 11 a 14 de maio, Los Angeles recebeu aproximadamente 65 mil pessoas, de 87 países diferentes, interessadas em ver, em primeira mão, as últimas novidades do entretenimento eletrônico.
A cidade californiana foi sede da décima edição da E3 (Electronic Entertainment Expo), feira que apresentou mais de cinco mil jogos, reunindo aproximadamente 400 expositores.
A partir do segundo dia, o público viu estandes repletos de luzes, cenários bem produzidos e mulheres bonitas. Valeu tudo para chamar a atenção do público.
No entanto o grande atrativo da E3 2004, cuja visitação foi restrita a profissionais do setor, foi a possibilidade de ver e experimentar versões de games que só chegarão às lojas daqui a meses.
A feira refletiu um certo receio das empresas em ousar com jogos diferentes, especialmente nos PCs e consoles. Boa parte da nata do evento tem os números "2" ou "3" no nome.
Exemplos da situação, os jogos de ação em primeira pessoa Doom III e Half-Life 2, continuações de franquias consagradas, protagonizaram um dos principais duelos da feira . Activision e Vivendi Universal Games, respectivamente, fizeram muito mistério para demonstrar ambos, embora sem muita razão para tanto -a não ser a estratégia de chamar ainda mais a atenção.
Doom III tem tudo para ser tão horripilante quanto seus antecessores. Os cenários sombrios e zumbis estão ainda mais assustadores, graças a um visual que usa e abusa do potencial das placas aceleradoras modernas. Assim como das outras vezes, o jogador será um fuzileiro naval que vê sua base ser invadida por seres vindos diretamente do inferno.
Em Half-Life 2, as leis da física foram trabalhadas a tal ponto que quase todos os objetos do cenário reagem de maneira realista a interações. No quesito mobília, mesas, por exemplo, podem ser movidas e tombadas para servir de proteção contra balas ou dificultar a abertura de uma porta.
Não foi a primeira E3 de Doom III e Half-Life 2, mas é provável que tenha sido a última, pois ambos têm lançamento previsto para este ano.


Próximo Texto: Jogadores estão mais velhos, revela pesquisa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.