São Paulo, quarta-feira, 19 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIVERSÃO

Versão compacta do PlayStation e aparelho com duas telas são destaques; Nokia remodela celular multimídia

Portáteis disputam o mercado de games

DO ENVIADO ESPECIAL A LOS ANGELES

Os aparelhos portáteis, que conquistam legiões de jogadores, marcaram presença na feira. Segundo estudo da Jupiter Research, o número de usuários de consoles deve quase duplicar até 2009. Em 2003, eram 23 milhões -em 2009, serão 43 milhões.
De olho nesse filão, Sony e Nintendo travaram um duelo à parte pela atenção dos visitantes da E3, cada uma exibindo as qualidades de seu aparelho portátil.
O PlayStation Portable (PSP), da Sony, vai muito além dos jogos, sendo capaz de tocar músicas e exibir filmes. Com uma tela de 16x9 cm e bateria capaz de alimentar dez horas de jogatina ininterrupta, ele será mais potente que o PlayStation.
Já estão sendo desenvolvidos pelo menos cinco jogos para o PSP, quatro da Electronic Arts (NBA Street, Need for Speed Underground, NFL Street e Tiger Woods PGA Tour) e uma versão de Spider-Man 2. O lançamento do aparelho acontece no final do ano, no Japão. O preço ainda não foi divulgado.
A Nintendo, por sua vez, respondeu à altura com o Nintendo DS, que traz duas telas independentes que permitem diferentes visões em um mesmo jogo. O DS vai custar US$ 149 e será compatível com os jogos do Game Boy Advance. Além disso, uma de suas telas é sensível ao toque. O console deve chegar às lojas do Japão e dos EUA até o final do ano.
O Gizmondo, da Tiger Telematics, é o que se pode chamar de dispositivo de multientretenimento, com uma versão do Windows CE e um processador ARM9 de 400 MHz, capaz de incorporar um acelerador gráfico de 64 bits.
O aparelho envia mensagens SMS e MMS, toca MP3, roda filmes em formato MPEG-4, inclui câmera digital, conexão para rede GPRS, tecnologia bluetooth para jogos em rede e GPS.
O primeiro jogo para o Gizmondo, Colors, é capaz de interagir com o ambiente físico onde está o jogador. O aparelho deve chegar às lojas no final de 2004.
Celular ou videogame? A Tapwave uniu essas funções no já disponível Zodiac 2, que traz uma respeitável lista de jogos em produção, incluindo Doom III.
Já o N-Gage QD é uma versão remodelada do N-Gage, misto de celular e videogame da Nokia. Baterias mais duráveis, tela com mais brilho e visibilidade, fones de ouvido mais potentes e o aplicativo N-Gage Arena pré-instalado são algumas das novidades. Não será mais necessário desligar o aparelho para trocar os jogos.
Em relação ao modelo antigo, o N-Gage QD é mais barato (US$ 199). Para conseguir a redução, no entanto, a Nokia teve que remover alguns recursos: MP3 Player (que pode ser substituído por software de terceiros disponível na internet), rádio FM e a capacidade de operar como GSM Tri-Banda (850/900/1800).
(THÉO AZEVEDO)


Texto Anterior: Estande - E-Sport: Ciberatleta desafiou cem visitantes durante a feira
Próximo Texto: Novo Metal Gear e Zelda adulto viram atração
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.