São Paulo, quarta-feira, 19 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOWNLOAD

PearPC ainda é primitivo

Soft adapta sistema Macintosh ao Windows

DA REPORTAGEM LOCAL

Os criadores do programa gratuito PearPC (pearpc.sourceforge.net) dizem ter alcançado um feito que muitos usuários perseguem há anos: fazer o sistema operacional Mac OS X, da Apple, funcionar em computadores que usam o Windows, da Microsoft.
Isso não havia sido conseguido porque os micros com sistema Windows possuem processadores que adotam a linguagem de computação x86, incompatível com o chip PowerPC, exigido pelo sistema da Apple.
Como ainda está em desenvolvimento, o PearPC é ligeiramente difícil de configurar (veja instruções no site), freqüentemente não funciona e pode causar problemas -em um dos computadores usados nos testes realizados pela reportagem, o programa causou travamentos cuja superação exigiu a remoção da bateria (era um laptop). Além disso, o software é extremamente lento -segundo seus criadores, ele faz o sistema Mac OS X funcionar 99,8% mais devagar do que a velocidade considerada normal.
Apesar disso, a adaptação do Mac OS X aos PCs, que pode ser comprovada pelas telas exibidas na página do PearPC e por depoimentos de usuários publicados em vários sites da rede, é uma proeza tecnológica. Os criadores do PearPC, que afirmam estar trabalhando no programa há um ano e meio, não sabem dizer quanto tempo levarão para terminar o software. A eventual popularização do PearPC pode descontentar a Apple, que atualmente só permite o uso do sistema Mac OS X nos micros que ela mesma fabrica, os Macintosh.
Procurada pela reportagem, a empresa não se manifestou. Um dos criadores do programa diz que ainda não foi procurado pela Apple e afirma não temer ataques judiciais, pois o PearPC não contém "propriedade intelectual" da empresa.
Vale lembrar: para usar o PearPC, é preciso que o usuário seja proprietário de uma cópia completa do Mac OS X.


Texto Anterior: Micro grava sete canais de TV ao mesmo tempo
Próximo Texto: Internet: Blogger dá acesso por e-mail
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.