São Paulo, quarta-feira, 19 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENDÊNCIA

Sucesso de tocadores de MP3 dá perspectivas à versão multimídia

Vídeo portátil ganha força

FERNANDO BADÔ
DA REPORTAGEM LOCAL

O sucesso dos toca-MP3 portáteis criou condições para a chegada ao mercado de uma tecnologia similar: o tocador portátil de arquivos de vídeo.
Só na loja virtual Amazon (www.amazon.com), se o internauta realizasse busca por "portable media players", encontraria, no dia 14 de maio, 11 produtos do tipo.
Assim como os seus pares voltados para o áudio permitem que os usuários ouçam arquivos musicais em qualquer lugar, os tocadores de vídeo permitem assistir a clipes ou longas-metragens em locais como bares ou praças.
Com discos rígidos que variam de 20 a 80 Gbytes, esses aparelhos não só tocam arquivos audiovisuais (formatos .AVI ou .MPEG, por exemplo) como também arquivos de áudio -incluindo MP3- e servem para armazenar qualquer tipo de arquivo.
Há quem não creia no sucesso dos tocadores portáteis de vídeos, como Steve Jobs, fundador da Apple. Em entrevista ao jornal "The New York Times", ele apontou como fatores desfavoráveis os preços altos, a tela pequena e a menor voracidade no consumo de vídeos comparado ao de músicas: "Você pode ouvir a mesma música centenas de vezes durante a vida, mas quantas vezes assiste a um filme?", questiona Jobs.
Vale destacar que na internet correm rumores de que a Apple estaria desenvolvendo um tocador de vídeo: o iPod V. Veja em www.ipodlounge.com/
ipodnews_comments.php?id=3450_0_7_0_M
.
No Brasil, os consumidores ainda têm de se contentar com os toca-MP3, pois não há previsão para o lançamento dos tocadores portáteis de vídeo.


Texto Anterior: Internet: Blogger dá acesso por e-mail
Próximo Texto: Alguns tocadores portáteis de vídeo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.