São Paulo, quarta-feira, 19 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA

Opção é lançar chip duplo

Intel decide abandonar sucessor do Pentium 4

DA REDAÇÃO

A Intel, maior fabricante mundial de chips, abandonou o desenvolvimento de dois produtos. A decisão veio em meio a preocupações de que os novos processadores da empresa estavam sujeitos a superaquecimento, o que, em versões futuras, significaria gasto excessivo de energia e obrigatoriedade de sistemas de refrigeração sofisticados.
Os processadores cancelados foram a versão de quarta geração do chip Pentium 4, que foi batizada de Tejas e tinha lançamento previsto para 2005, e uma evolução do Xeon, chip destinado a servidores (computadores de porte médio) que, acredita-se, era baseado no Tejas.
No lugar desses produtos, a Intel planeja lançar processadores duplos (dual core), ou seja, que combinam dois chips em um só pacote. Segundo uma porta-voz da empresa, a Intel também pretende lançar uma versão dual core para computadores portáteis.
Recentemente, a Intel, que detém mais de 80% do mercado de chips para PCs, enfrentou dois reveses: o atraso no lançamento do processador Dothan, que é a segunda geração do chip Pentium M (para notebooks) e só foi demonstrado ao mercado meses após a previsão inicial, e dificuldades na produção do Prescott, atual versão topo de linha do Pentium 4 (para micros de mesa).
Segundo o site The Inquirer (www.theinquirer.net/?article=15915), a empresa pretende lançar, até o final deste ano, versões do Pentium 4 com o recurso NX (No Execution), que, em conjunto com a próxima versão do sistema operacional Windows, promete dificultar a propagação de vírus. Outra novidade seria a extensão do Pentium 4 para 64 bits -a versão atual só computa 32 bits de cada vez (um bit é a menor unidade de informação digital). A AMD, principal concorrente da Intel, já vende um chip que traz o recurso NX e tem 64 bits, o Athlon 64.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Alguns tocadores portáteis de vídeo
Próximo Texto: Endereços on-line: Leia na internet a história da telenovela
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.