São Paulo, quarta-feira, 19 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Analista de sistemas faz 20% dos comentários do projeto do Marco Civil

Neco Varella/Folha Imagem
O analista de sistemas Frederico Pandolfo, 25, com o site do Marco Civil exposto no telão

DA REPORTAGEM LOCAL

Computadores, internet e tecnologia de forma geral são temas íntimos do gaúcho Frederico Pandolfo, 25 anos, a pessoa que mais fez comentários sobre o projeto do Marco Civil.
A rotina do analista de sistemas começa ao meio-dia e só termina às duas da madrugada. "Só saio da frente do computador para me divertir um pouco e, claro, para fazer as refeições", diz Pandolfo. Até o lazer é ligado ao computador: jogos antigos como Warcraft 2 e a série Descent ainda encontram espaço na máquina.
Entre uma atividade e outra, ele abre o blog oficial (culturadigital.br/marcocivil) e deixa seus comentários. Ao todo, foram 360 mensagens, mais de 20% de todas as sugestões.
Os artigos sobre privacidade, acesso anônimo e registro dos computadores dos usuários por provedores são o principal alvo dos comentários escritos por Pandolfo. Apesar de suas observações quase sempre serem em tom crítico, ele não é totalmente contra o projeto.
"De 1 a 10, vou ser neutro, dou nota 5. Apesar de ideias interessantes, tenho receio de que possam ser instrumentos de censura", alerta.
Na entrevista, concedida por meio de um programa de mensagens instantâneas, ele observou: "O pessoal precisa saber que dá para participar, e onde participar".
Ao ser questionado se o projeto é acessível para todos, ele responde: "Se eu consegui, por que outros não conseguiriam? Ao menos tento, né? Ainda acredito que dê para melhorar o Brasil de forma democrática e pacífica", finaliza. (AO)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Tec-tec-tec: Quadrado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.