São Paulo, quarta-feira, 19 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SMS é febre em países europeus

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O serviço de mensagens curtas é tão popular em alguns países europeus, que até virou verbo, presente em qualquer bate-papo. "Na Inglaterra, as pessoas costumam falar "I will text you" [eu vou te "passar um texto"], já na Holanda, criaram algo como o verbo "smssar'", comenta o vice-presidente de Telecom da consultoria A.T. Kearney, Jairo Okret.
A empresa, em parceria com a Universidade de Cambridge, realizou um estudo que indica os países onde o serviço mais se popularizou. A Finlândia e o Reino Unido estão em primeiro lugar, com mais de 80% dos usuários afirmando usar o SMS no mínimo uma vez ao mês.
A Noruega segue a mesma tendência. A maior parte dos taxistas envia textos a seus colegas, na rua, usando um teclado acoplado ao taxímetro.
Mas a mania já desperta alertas. A Associação Britânica de LER (Lesões por Esforço Repetitivo) adverte que o excesso de envio de SMS pode causar tendinite. O mal já teria até um nome, Text Message Injury (TMI) [Lesão da Mensagem de Texto" e deve, segundo a associação, afetar principalmente crianças e adolescentes nos próximos anos. (CL)


Texto Anterior: Telefonia: Mensagem curta vira mania entre jovens
Próximo Texto: Alguns modelos de celulares para envio de mensagens
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.