São Paulo, quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Próximo Texto | Índice

Redes de games

Em comunidades on-line, jogadores trocam notícias e dicas sobre sua diversão predileta; saiba como entrar nessa turma

THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Houve um tempo em que jogar videogame era uma atividade solitária e, muitas vezes, considerada antissocial. Bem diferente dos dias atuais, em que se divertir com jogos eletrônicos se tornou também um jeito de fazer novas amizades ou até mesmo fortalecer aquelas já existentes.
Boa parte dos games lançados atualmente tem a opção para multijogador on-line, e qualquer console que se preze oferece serviço para hospedar partidas entre pessoas de qualquer lugar do mundo. Tal tendência abriu espaço para as redes sociais voltadas aos jogadores: com elas, ficou fácil organizar listas de jogos e encontrar parceiros para se divertir on-line.
Indo além, as redes sociais de games criaram comunidades em que membros postam notícias, vídeos e imagens dos jogos preferidos e também travam calorosas discussões. Os sites ainda mantêm rankings dos jogos mais populares, o que ajuda na decisão sobre qual o próximo game a ser comprado.
No PC, os jogos on-line para milhares de usuários transcenderam o gênero RPG e hoje se espalham por todos os estilos.
Enquanto isso, nos videogames, títulos de RPG como World of WarCraft ainda são algo (não muito) distante, mas as redes de PlayStation 3, Wii e Xbox 360 foram além dos jogos: oferecem notícias, músicas e filmes sem que o jogador saia da sala ou ligue o computador.


Próximo Texto: Reportagem de capa: Rede social dá novo gosto a jogos on-line
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.