São Paulo, quarta-feira, 19 de agosto de 2009

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Mundos virtuais conquistam milhões de participantes

Brasileiros enfrentam barreira do idioma nas maiores comunidades, mas têm opções nacionais

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A internet é, hoje, um emaranhado de mundos virtuais onde os jogadores participam de batalhas, descobrem novos continentes, formam alianças e por aí vai. São apenas algumas das possibilidades dos RPGs on-line. Só em World of WarCraft, há 12 milhões de participantes, quantia que, segundo dados de 2008 do MMOGChart, representa 62% do mercado.
Em tese, quem está no Brasil pode acessar qualquer mundo virtual, mas o idioma pode ser uma barreira. Por isso, títulos como Ragnarok Online e Cabal Online ainda são populares no Brasil. E não apenas por estarem em português, mas porque Level-Up e Gamemmax, respectivamente responsáveis pelos jogos, adicionam conteúdo inédito com frequência.
Atualmente o preferido dos brasileiros é Grand Chase, um jogo que tem lá alguns toques de RPG, mas que se concentra muito mais nas batalhas -já alcançou 18 mil participantes simultâneos no país. Além disso, diferentemente do RPG da Blizzard, games como Grand Chase não cobram mensalidade. O jogador compra créditos num modelo parecido com o dos celulares pré-pagos.
A Electronic Arts comemora os resultados de Battlefield Heroes. Embora o acesso seja gratuito, é possível comprar itens para os soldados. Apesar de nem todos os usuários registrados -são 1,5 milhão- colocarem a mão no bolso, cada jogador pagante gasta em média US$ 20, segundo a companhia.

Counter-Strike
Lá se vão dez anos desde o lançamento de Counter-Strike, que nasceu como uma modificação de Half-Life e depois virou mania na rede. Agora a Acony Games almeja, ainda em 2009, transformar Parabellum, um game de tiro exclusivo para jogar on-line, no sucessor de Counter-Strike. A produtora aposta em partidas para 32 participantes simultâneos.
Outra promessa para este ano é Champions Online, um RPG de heróis contra vilões. O diferencial é o universo da Marvel que serve de base para as batalhas. Além do PC o game, em desenvolvimento pela Cryptic Studios, também sairá para Xbox 360.
Para o ano que vem, Star Trek e Star Wars vão travar um duelo interessante. De um lado estará Star Trek Online, game com predominância de batalhas de nave. Já Star Wars: The Old Republic quer explorar diversos gêneros, da ação até a corrida, passando por luta e tiro em primeira pessoa. (TA)


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