São Paulo, quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

diversão

Pensadores falam do futuro das histórias

ALÉM DO TRADICIONAL Evento reúne especialistas para discutir impacto das novas mídias e tecnologias na educação

AMANDA DEMETRIO
DA REPORTAGEM LOCAL

A avalanche de novas mídias e redes sociais nos mostra uma coisa: estamos procurando outros jeitos de contar as nossas histórias. "Todas as mídias e redes sociais contam algo. Sempre que eu vejo uma foto no Facebook, vejo uma narrativa", diz Geoffrey Long, que pesquisa e desenvolve jogos para o MIT (Massachusetts Institute of Technology).
Long estará com Mark Warshaw (ex-produtor dos seriados televisivos "Heroes" e "Smallville") e Maurício Mota (fundador da Liga, empresa de facilitação em inovação) na quarta edição do evento Descolagem, neste final de semana, no Rio de Janeiro.
O evento propõe a discussão do impacto da convergência de mídias e culturas no entretenimento e na educação. Ou seja, o jeito como passamos nossas histórias para frente.
Um dos conceitos que serão discutidos é o de "narrativa transmídia", que, segundo Warshaw, diz respeito a "usar múltiplas plataformas para contar uma história, tirando o melhor de cada meio".
Long completa afirmando que esse tipo de narrativa está sendo feita em sites como YouTube, Twitter e Facebook. "A popularidade da história em transmídia pode ser creditada à adesão à internet."
Os dois falaram com a Folha sobre os próximos passos desse novo jeito de contar histórias (leia textos ao lado). Maurício Mota é um dos pioneiros do assunto no Brasil. Aos 15 anos, ele começou sua carreira montando um jogo de criar e contar histórias. A ferramenta, chamada de Autoria, funciona como game on-line e off-line e está presente em mais de 3.000 escolas.
Durante o evento, o público (tanto o presente quanto o que for acompanhar pelo site nave.oi.com.br) irá participar de um jogo via mensagens de celular. Também será apresentado um aplicativo para iPhone e iPod Touch, que ficará disponível para download gratuito na loja da Apple.


Descolagem
Quando: 22 de agosto, às 15h
Onde: rua Uruguai, 204 - Tijuca, Rio de Janeiro
Inscrições: a entrada é gratuita, mas os interessados devem enviar um e-mail com o título "Quero Participar" para descolagem@oi.com.br (informe nome, idade e ocupação na mensagem)


PERFIL

MARK WARSHAW
Americano, 34, formado em jornalismo; trabalha com narrativa transmídia desde 2001
Participou da produção das séries televisivas "Smallville" e "Heroes" . Atualmente trabalha em projetos educativos na empresa The Alchemists

GEOFFREY LONG
Americano, 32, analista de mídias sociais e pesquisador do MIT. Trabalha com narrativa transmídia desde 2005
Também é escritor, desig- ner, músico e editor. Da geração "Star Wars", se diz "viciado em mídia"



Texto Anterior: Concorrência: Novas funções devem "matar" o Facebook
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.