São Paulo, quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Celular conta passos, mas não promete exatidão

RODOLFO LUCENA
EDITOR DE INFORMÁTICA

O Moto W7 Active Edition poderia ser apenas mais um celular 3G, não fosse o fato de contar com um acelerômetro, que detecta movimentos, orientação e toques. Isso lhe permite oferecer funções pouco comuns, como obedecer a comandos de movimentos e contar passos.
Apertando o botão que traz a figura de um homenzinho correndo, você ganha acesso ao contador de passos, que contabiliza quantas passadas você deu ao longo do dia e qual a distância total percorrida. Antes, você deve informar o tamanho de sua passada ou deixar que o próprio aparelho faça o cálculo.
O contador de passos é também a base de um programa um pouco mais complexo, o Personal Trainer. Nele, você pode programar treinos por tempo, distância ou quantidade de calorias queimadas.
Ao longo da semana passada, fiz várias caminhadas e corridas orientadas pelo W7, da Motorola. Como era de se esperar, as informações sobre distância percorrida não são precisas. Afinal, elas dependem de variáveis que estão sempre em mutação: cada um de seus passos nunca é exatamente do mesmo tamanho do anterior.
Mas os resultados foram razoáveis: em um treino de corrida de 14 km pelas ruas da cidade, a diferença entre o W7 e o GPS de mão foi de cerca de 300 m. Lembre que o GPS também não é absolutamente exato.

Inexato, mas divertido
De qualquer forma, pelo tanto de complicação que oferece para o estabelecimento de parâmetros e recuperação de resultados, esse aparelho está longe de ser útil como treinador pessoal -vale mais a pena comprar um frequencímetro, por exemplo, que acompanha seus batimentos cardíacos e permite que você monitore a intensidade do exercício.
O contador de passos, porém, pode ser um divertido e descompromissado incentivo para quem quer começar a se exercitar e não está muito preocupado com a exatidão das informações ("os números dos relatórios do conta-passos e do personal trainer são estimativas e podem não ser exatos", diz o manual do aparelho).
O aparelho da Motorola chega às lojas ainda neste mês; o preço sugerido é de R$ 549.


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Aprenda a ativar o recurso de hifenização no editor Word
Próximo Texto: Teste USP: Som é destaque em novo home theater
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.