São Paulo, quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

comportamento

Garota Orkut

A UM PASSO DA FAMA NA INTERNET Concurso Garota Social quer eleger a menina mais bonita e popular da rede social

Letícia Moreira/Folha Imagem
Bya Rodarte, 28, recebe maquiagem antes da sessão de fotos do concurso Garota Social

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando viu pela televisão que a Miss Brasil 2009 é do Rio Grande do Norte, a conterrânea Fernanda Paiva Diniz, 23, duvidou e, em seguida, pensou: "Se ela pode, eu também posso". E foi assim que ela decidiu se inscrever no concurso Garota Social (www.garotasocial.com.br), que pretende eleger a garota mais bonita e popular da rede social Orkut.
No último sábado, as dez finalistas do concurso se encontraram em São Paulo para fazer sessões de fotos e vídeos. Em um autêntico dia de modelo, na agência Daphne, as meninas posaram com roupas escolhidas pela stylist Marcela Andrade -eram mais de 40 pares de sapatos, cem acessórios e 50 looks completos.
A maioria se mostrava tímida em seus primeiros contatos profissionais com o mundo da moda, enquanto outras aproveitavam a experiência que já tiveram na área. Para se saírem bem, seguiam conselhos do fotógrafo Vand Rodriguez.
"Mais pescoço, mais pescoço! Agora! Se sentiu, né, mulher?", dizia ele para Cristiana Araújo Silva, 20, nervosa por posar de maiô em frente a tanta gente. "Sabe aquela cara que a Gisele [Bündchen, modelo] faz, com o cabelo voando? Quero isso", comandava Rodriguez.
"Tenho que transformar pessoas comuns em modelos em apenas duas horas. Procuro trazer a beleza interior delas", dizia. Outra preocupação era valorizar o que cada uma tinha de melhor. "Elas têm noção do corpo que têm, então nem todas posam de biquíni."
O discurso das candidatas é quase unânime: além da vontade de seguir a carreira de modelo, querem ser "a garota Orkut" porque lutaram muito para isso. Por luta, leia-se: chegaram a passar mais de 15 horas por dia na rede pedindo votos.
Para participar do concurso, as candidatas adicionavam um aplicativo ao seu perfil no Orkut e pediam votos. "Tivemos mais de 4.000 inscritas. A ideia é mostrar que a beleza não precisa ter um padrão", afirma Tahiana D'Egmont, diretora da Mentez, que faz o concurso.
Késia Carega, 27, foi além. Quando viu que sua colocação estava caindo, aceitou a sugestão de um amigo: ir a um shopping pedir votos. Munidos de um laptop e de um modem 3G, sentaram-se na praça de alimentação e começaram a perguntar aos passantes quem tinha Orkut. "Falei que era a única maranhense entre as finalistas. Elas votavam, e eu lhes dava um pirulito", diz Késia.
Priscila Brum, 25, conhecida como Darth Pri, "só" precisou pedir votos aos seus mais de 10 mil amigos no Orkut, espalhados por 12 perfis. A advogada e engenheira de Limeira (151 km de SP) é fã de "cosplay" (jogo em que fãs da cultura japonesa se fantasiam como seus personagens preferidos) e costuma fazer amigos ao participar de eventos vestida de Darth Vader, Itachi e Cornelia.
Já Bya Rodarte, 28, de Taguatinga (DF), contou com a ajuda de seus fãs no Orkut. "Quero ganhar e depois embarcar na campanha do "Big Brother'", diz ela, vislumbrando bem mais do que 15 minutos de fama proporcionados pelos 4.549 votos que recebeu.
Veja videocast em www.folha.com.br/0922913.

RETA FINAL
Amanhã, o concurso Garota Social entra em sua segunda fase de votação. As candidatas incluirão em seus perfis novas fotos e vídeos. A votação se encerra no dia 5 de setembro, quando serão reveladas as três vencedoras. O primeiro lugar ganhará um contrato com a Daphne Agency, além de R$ 2.000 em prêmios da Garoto e da Marisa.


Texto Anterior: Teste USP: Som é destaque em novo home theater
Próximo Texto: Multimídia: Público interage com arte eletrônica na Pixel Park
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.