São Paulo, quarta-feira, 19 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIDA DIGITAL

Amplificador portátil, fones e software melhoram o som digital; iPod inspira design de acessórios e de produtos

Áudio turbinado amplifica a diversão

DA ENVIADA ESPECIAL À NOVA YORK

Em se tratando de áudio, nem sempre tamanho é documento. A UpBeat Audio (www.upbeataudio.com) apresentou em Nova York dois acessórios do tamanho de isqueiros para potencializar o som de tocadores portáteis, laptops, computadores de mão e outros aparelhos compatíveis com fones de ouvido.
O Boostaroo, que funciona com duas pilhas, promete acabar com o problema do baixo volume. A grande novidade é o miniamplificador Boostaroo Revolution, que dá ao som qualidade surround. A diferença que o aparelho traz para a qualidade do som é notável, mesmo com fones de ouvido que não ofereçam alta performance.
Mas é claro que um bom par de fones é recomendável. A fabricante Shure (www.shure.com) apresentou sua linha de fones para serem usados em tocadores portáteis e que isolam o som externo por meio de tampões de borracha, inseridos no ouvido. Os modelos E5c e E2c vêm com diferentes tipos de cobertura, que podem ser trocados de maneira a tornar o encaixe mais confortável.

Para jogar
Fones especiais para games compõem outra linha da empresa, com três modelos de encaixe interno cuja promessa é oferecer imersão total na atmosfera dos jogos. É bom ressaltar, no entanto, que os modelos de fone que cobrem a orelha costumam se sair melhor tanto no quesito conforto quanto na performance.
Os games para PC podem ter a qualidade de som melhorada com o Sound Blaster Xfi, da Creative, que cria efeitos especiais de áudio para dar mais realismo às perseguições -o barulho dos disparos parecem vir de trás do jogador, as cenas subaquáticas têm som abafado e a voz dos personagens soa mais clara e real.

iPodmania
Apesar de a Apple não estar oficialmente presente na feira, o tocador iPod, da empresa, foi uma das estrelas do evento, graças à quantidade de acessórios criados para personalizar o aparelhinho. Não faltaram modelos de capas estampadas ou emborrachadas, suportes para mesa e faixas para prendê-lo no braço.
Nenhum dos acessórios expostos no DigitalLife era fabricado pela Apple -indício de um novo e, aparentemente, produtivo tipo de cooperação entre empresas que, em vez de buscarem maneiras de vencer a concorrência, preferiram se unir a ela.
A Altec Lansing (www.alteclansing.com) mostrou alto-falantes portáteis para serem usados com o tocador, que fica alojado em um compartimento entre as duas caixas de som. A linha, batizada de iMotion, oferece modelos que vão de US$ 249,95 a US$ 129,95. Uma boa opção é o iMplus, que inclui fones de ouvido com o mesmo design do iPod.
Há ainda as que, apesar de não fazerem parte do mercado tecnológico, conseguiram tirar proveito da iPodmania. A fabricante de bolsas Delaware Designs (www.delawaredesigns.com), por exemplo, criou modelos com compartimentos específicos para todas as versões de iPods.

Smartphone
Modelo de telefones inteligentes, que também privilegiaram o design, foram apresentados pela T-Mobile (www.t-mobile.com).
Com vendas previstas para o final do mês, os aparelhos que escondem um teclado por trás de uma tela deslizante estarão disponíveis em versões limitadas, o Juicy Couture Sidekick II, em rosa, e o Mister Cartoon Sidekick II, em preto, custarão US$ 399. (MB)


Texto Anterior: Jogos demandam atividade física
Próximo Texto: Visor proporciona imagem em 3D
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.