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São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 2003

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ENDEREÇOS ON-LINE

Veja na rede passado de automóvel de segunda mão

LUÍS PEREZ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Foi-se o tempo em que, ao comprar um automóvel usado ou seminovo, era preciso passar os dados a um despachante para levantar informações a respeito do veículo. Hoje em dia não faltam serviços de órgãos públicos que permitem levantar inúmeros dados a respeito do carro na internet.
É possível descobrir, por exemplo, nome do proprietário, placa, marca, modelo, ano de fabricação, espécie (se é de passageiros ou não, por exemplo) e procedência (se é nacional ou importado). Também pode-se checar se há multas em vários níveis (federal, estadual e municipais).
Quase sempre o único dado exigido é o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), que é a carteira de identidade do veículo. É o caso do site da Secretaria Estadual da Fazenda (www3.fazenda.sp.gov.br/ipva2002), que permite consultar débito do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), multas, taxas e Dpvat (seguro obrigatório) e gerar guias para pagamentos.
Em outro ponto do mesmo site (www.ssp.sp.gov.br/multas/multas.asp), verificam-se dados do veículo (cor, combustível, placa e registros de guincho), multas, restrições (bloqueio por furto, tributária ou financeira) e IPVA.
Caso o veículo seja furtado, também é possível fazer virtualmente o boletim de ocorrência (www.ssp.sp.gov.br/bo/veic); há até registro específico para roubo de placas -www.ssp.sp.gov.br/bo/placas.
Em www.ssp.sp.gov.br/multas/pontos.asp, dá para conferir um dado-chave a respeito do motorista: a sua pontuação no prontuário do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Quem pretende verificar multas apenas na cidade de São Paulo tem à disposição o endereço www.cetsp.com.br/internew/multas/multas.html, que também requer o número do Renavam.

Montadoras
Nos sites das montadoras, o motorista recebe orientações sobre quando renovar o seguro (seja o obrigatório ou o particular), trocar o óleo ou verificar as pastilhas de freio.
Lançado há pouco mais de um ano, o Meu Chevrolet (www.meuchevrolet.com.br) tem como uma das atrações a agenda do automóvel, com lembretes de manutenção (o cliente recebe e-mails avisando quando é preciso verificar o freio ou trocar o óleo).
Outro serviço disponível consiste em digitar números do chassi para descobrir se seu veículo faz parte de algum recall obrigatório de fábrica. Também pelo site há possibilidade de agendar serviços e revisões em concessionárias. A consulta ao recall também existe no site da Renault (www.renault.com.br).
Com mais de 10 mil sócios, o site Meu Ford (www.meuford.com.br), exclusivo para proprietários de veículos da marca (como o Fiesta, o Focus e o EcoSport), é padronizado de acordo com o modelo do cliente.
Além de sua página principal, a Ford tem sites dirigidos a públicos específicos, como o Ford Kids (www.fordkids.com.br), com jogos e curiosidades, o Clássicos Ford (www.classicosford.com.br), para amantes de carros antigos, e o Clube do Picapeiro (www.clubedopicapeiro.com.br), com dicas e agenda.
Um pouco mais detalhado, o Viva Peugeot (www.peugeot.com.br/vivapeugeot) inclui exemplos dos serviços oferecidos. O motorista pode conversar on-line com um consultor. Há ainda uma versão eletrônica do manual do proprietário.


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