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ENDEREÇOS ON-LINE
Veja na rede passado de automóvel de segunda mão
LUÍS PEREZ
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Foi-se o tempo em que, ao comprar um automóvel usado ou seminovo, era preciso passar os dados a um despachante para levantar informações a respeito do veículo. Hoje em dia não faltam serviços de órgãos públicos que permitem levantar inúmeros dados a
respeito do carro na internet.
É possível descobrir, por exemplo, nome do proprietário, placa,
marca, modelo, ano de fabricação, espécie (se é de passageiros
ou não, por exemplo) e procedência (se é nacional ou importado).
Também pode-se checar se há
multas em vários níveis (federal,
estadual e municipais).
Quase sempre o único dado exigido é o número do Renavam
(Registro Nacional de Veículos
Automotores), que é a carteira de
identidade do veículo. É o caso do
site da Secretaria Estadual da Fazenda (www3.fazenda.sp.gov.br/ipva2002), que permite
consultar débito do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), multas, taxas e Dpvat (seguro obrigatório) e
gerar guias para pagamentos.
Em outro ponto do mesmo site
(www.ssp.sp.gov.br/multas/multas.asp), verificam-se dados
do veículo (cor, combustível, placa e registros de guincho), multas,
restrições (bloqueio por furto, tributária ou financeira) e IPVA.
Caso o veículo seja furtado,
também é possível fazer virtualmente o boletim de ocorrência
(www.ssp.sp.gov.br/bo/veic); há
até registro específico para roubo
de placas -www.ssp.sp.gov.br/bo/placas.
Em www.ssp.sp.gov.br/multas/pontos.asp, dá para conferir um dado-chave a respeito do
motorista: a sua pontuação no
prontuário do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Quem pretende verificar multas
apenas na cidade de São Paulo
tem à disposição o endereço
www.cetsp.com.br/internew/multas/multas.html, que também requer o número do Renavam.
Montadoras
Nos sites das montadoras, o
motorista recebe orientações sobre quando renovar o seguro (seja
o obrigatório ou o particular), trocar o óleo ou verificar as pastilhas
de freio.
Lançado há pouco mais de um
ano, o Meu Chevrolet (www.meuchevrolet.com.br) tem como uma das atrações a agenda do
automóvel, com lembretes de manutenção (o cliente recebe e-mails
avisando quando é preciso verificar o freio ou trocar o óleo).
Outro serviço disponível consiste em digitar números do chassi para descobrir se seu veículo faz
parte de algum recall obrigatório
de fábrica. Também pelo site há
possibilidade de agendar serviços
e revisões em concessionárias. A
consulta ao recall também existe
no site da Renault (www.renault.com.br).
Com mais de 10 mil sócios, o site
Meu Ford (www.meuford.com.br), exclusivo para proprietários de veículos da marca (como
o Fiesta, o Focus e o EcoSport), é
padronizado de acordo com o
modelo do cliente.
Além de sua página principal, a
Ford tem sites dirigidos a públicos específicos, como o Ford Kids
(www.fordkids.com.br), com jogos e curiosidades, o Clássicos
Ford (www.classicosford.com.br), para amantes de carros antigos, e o Clube do Picapeiro
(www.clubedopicapeiro.com.br), com dicas e agenda.
Um pouco mais detalhado, o
Viva Peugeot (www.peugeot.com.br/vivapeugeot) inclui
exemplos dos serviços oferecidos.
O motorista pode conversar on-line com um consultor. Há ainda
uma versão eletrônica do manual
do proprietário.
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