São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

E-MAIL

Bate-papo do Gmail agora conta com áudio e vídeo

Nova funcionalidade, que concorre com o Skype, permite conversar usando microfone e webcam

DA REPORTAGEM LOCAL

O Google não cansa de querer reunir todas as funcionalidades em seus serviços. Desde a semana passada, é possível bater papo no Gmail (www.gmail.com) usando áudio e vídeo. Basta instalar um plug-in para testar a novidade.
Ao abrir uma janela de bate-papo no Gmail, clique em "Opções" e escolha "Adicionar bate-papo de voz/vídeo". Você será direcionado a uma página para instalar o plug-in, que tem 2 Mbytes. Se preferir, vá direto ao endereço mail.google.com/videochat.
Feche o navegador e abra o Gmail novamente. O mesmo menu "Opções" contará, agora, com "Vídeos & mais". Clique em "Iniciar bate-papo por vídeo" para começar a conversa.
É possível criar uma nova janela para o vídeo, mudar o tamanho e a posição dele. Também há a opção de visualizar seu contato em tela cheia. É preciso, claro, ter webcam e microfone.
A iniciativa tem sido apontada como um contra-ataque ao Skype (www.skype.com), serviço de voz sobre IP que permite fazer ligações de graça para qualquer lugar do mundo, desde que para outro usuário, ou com tarifa mais barata de DDD e DDI para telefones convencionais.
"Isso é, obviamente, um grande golpe no Skype. Com Voip e vídeo no Gmail, muitos usuários vão sentir menos necessidade de usar o Skype", escreveu o Mashable (www.mashable.com), site focado em redes sociais.
Nesta semana, o Google deve lançar um aplicativo para o iPhone que usa reconhecimento de voz para fazer buscas na internet, de acordo com o "New York Times". (DA)


Texto Anterior: Serviço passa a transmitir ao vivo
Próximo Texto: Reportagem de capa: Visual arrojado aumenta custo do produto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.