São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fifa 09 para Wii tem controles bons e modo cartunesco extra

GUSTAVO VILLAS BOAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Fifa 2009 para o Wii faz jus à famosa franquia de futebol. Para começar, o jogo aproveita os controles inovadores do videogame.
O chute, por exemplo, pode ser dado com um chacoalhão no wiimote. Em comparação com PES 2008 -a estréia de um bom futebol para o videogame-, o jogador tem maior controle sobre a força e a direção da conclusão.
O passe pode ser feito mirando o controle para o ponto da tela onde se deseja que a bola vá. O resto depende da qualidade do atleta com a pelota, a posição de seu corpo etc.

Joga bonito
O sistema defensivo está mais sofisticado do que em PES 2008, mas prepare-se para muitos gols.
Aliás, quem gosta de jogar no ataque vai se dar bem com os dribles fáceis de serem executados. Isso não significa que o marcador será iludido pela ginga; os carrinhos, por exemplo, também estão fáceis, mas o juiz é severo, normalmente.
Por outro lado, os gráficos são muito inferiores aos das versões de PC, PS3 e Xbox 360. A torcida é um destaque negativo, ou, em linguagem mais afeita aos boleiros, tosca.
O jogo investe na temática do título, All Play (todos jogam), com diversos modos de controle -de simples a complexos- para que os neófitos aprendam a dominá-lo. Colaboram para isso os tutoriais e as dicas em tempo real enquanto a partida se desenrola.
Os jogadores mais experimentados também vão ter diversão e desafio garantidos. Com o sistema de controle mais avançado, Fifa 09 é um game cheio de opções, tanto para lidar com os atletas quanto para determinar a tática do time.

Gaúcho fofinho
Uma boa novidade é o modo Footmii, que coloca oito jogadores em estilo cartum de cada lado do campo.
Nesse caso, dá para perceber que, sem potência gráfica, resta investir em criatividade nos jogos do console. O Mii, como é chamado o boneco característico do Wii, que representa Ronaldinho é um achado.
Os jogadores, nesse modo, são fofinhos, com um visual colorido que deve agradar às crianças sem ser brega. Dá para jogar com o próprio Mii.
Outra coisa que deve chamar a atenção no game é o bom uso dos detalhes do wiimote, como a caxinha de som embutida e o sistema que o faz tremer. Ambos sistemas interagem com a partida constantemente -o apito do juiz, por exemplo, é ouvido na caxinha do controle.
O game não tem indicação etária mínima.

ZUMBIS
Em Left 4 Dead, para PC e Xbox 360, grupo de quatro sobreviventes enfrenta uma invasão de mortos-vivos e deve agir de forma colaborativa; nos EUA, é indicado para maiores de 17 anos


Texto Anterior: Games: Beldades atacam com socos e tiros
Próximo Texto: Consumo: Tela, telona, telinha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.