São Paulo, quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Temas de informática estão no nerdcore e no sertanerd

VARIEDADE Internet aparece em canções de amadores e em letra de Gilberto Gil; o primeiro samba brasileiro, registrado em 1916, chama-se "Pelo Telefone"

DA REPORTAGEM LOCAL

Música nerd e com variedade. Se depender da lista "Top 100 Músicas Nerds de 2007" (nerdapalooza.blogspot.com), estilo é que não falta: chiptunes, sci-fi rock e videogame rock. Mas o mais famoso deles é o nerdcore, termo cunhado em 2000 pelo MC Frontalot.
Jason Christie, o High-C, é um expoente do estilo -um rap com temas caros aos nerds e dos tecnólogos. Não ganha dinheiro com a música, que distribui gratuitamente. "Nerdcore é um hobby para mim. A cada show devo gastar de US$ 100 a US$ 500", disse à Folha, por e-mail.
Isso não o impede de ser um entusiasta do gênero. "Esperamos espalhar o nerdcore pelo mundo."
Ele é responsável por um site que distribui álbuns com músicas no estilo (www.rhymetorrents.com), além de uma página com notícias e fórum (nerdcorehiphop.org).


2000 foi o ano em que
MC Frontalot cunhou o termo nerdcore. Atualmente, há pelo menos dois documentários em produção sobre o movimento, que mistura rap e temas nerds



Parece pouco para um nerd? "Provavelmente eu cuido de dez a 15 sites", diz ele, que gostaria de viver no Brasil.
"As mulheres aí são as mais bonitas do mundo." Mas não é só isso. High-C também conhece e gosta de bandas brasileiras, como Ratos de Porão, Sepultura e Anopheles.
Ele afirma que conhece nerdcorers que se comportam como perfeitos gangsta rappers (famosos pela apologia ao crime e pelas confusões). "Mas primeiro e mais importante: nós somos nerds e usamos nossos cérebros no lugar da força."
O nerdcorer despede-se com "paz". O Brasil também tem história em música com temas tecnológicos -e em um gênero emblemático do país.
O primeiro samba oficial (foi registrado em cartório em 1916, pelo compositor Donga) chama-se "Pelo Telefone". Em 1997, Gilberto Gil lançou "Pela Internet", cujo título homenageia o samba.
Em 2006, explodiu na internet brasileira o sertanerd "Vou te Excluir do meu Orkut", em que Ewerton Assunção canta: "Vou te deletar, te excluir do meu Orkut, eu vou te bloquear no MSN, não me mande mais scraps nem e-mail."
O álbum de estréia da roqueira Pitty, em 2003, também investiu no universo da tecnologia: chamava-se "Admirável Chip Novo". (GVB)


Texto Anterior: Multimídia: Inferno de Dante está em três dimensões
Próximo Texto: Comunidades ajudam a criar música na rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.