São Paulo, quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Repentistas rimaram sobre a tecnologia

DA REPORTAGEM LOCAL

Os repentistas são famosos pela criatividade com que improvisam os versos - as rimas inusitadas nos duelos entre uma dupla remete à literatura de cordel do Nordeste. Mas tanta tradição não restringe o tema -e, como o material é o cotidiano, a internet e a tecnologia não podem ficar de fora.
Que o digam Os Nonatos (www.osnonatos.com.br), dupla formada por Raimundo Nonato e Raimundo Nonato Neto, na estrada há 16 anos. Em 2005, eles ganharam o Quinto Desafio Nordestino de Cantadores -uma maratona de 12 apresentações. Um dos repentes criados -tudo de improviso, a partir de um tema dado na hora- foi "O Planeta Movido à Internet é Escravo da Tecnologia". "A indústria se autodestruindo/Descartou o compacto e LP/Veio o surto da febre do CD/e DVD mal chegou e já está saindo" cantam na música gravada apenas uma vez, justamente quando foi criada. "Cantoria é na hora", diz Raimundo Neto, para a Folha, por telefone (confira a letra completa no endereço www.folha.com.br/circuitointegrado).
Apesar do título de sua obra, Neto é a favor da expansão da tecnologia, "uma coisa fundamental".

Troca-troca
Ele encara a pirataria de forma pragmática. "É muito difícil ganhar dinheiro com disco. A gente mal sai do estúdio, o CD já está pirateado. Dinheiro entra mesmo nos shows".
E elogia a internet para divulgação. "Teríamos que mandar o material todo por correio. Hoje em dia é tudo por e-mail, tudo MP3. Em um dia, você manda para quantas rádios você quiser, não só no Brasil como no mundo todo."
No site da dupla, é possível conhecer mais do trabalho; há músicas em MP3. (GVB)


Texto Anterior: Comunidades ajudam a criar música na rede
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.