São Paulo, quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

games

Câmera 3D para micro inspira-se no Wii

Ela pode ser usada para controlar ação em jogos

DA REUTERS

O sucesso do Nintendo Wii e de franquias como Guitar Hero, da Activision, está levando as empresas a explorar novas formas de controle para os games. Uma das mais recentes invenções foi anunciada na semana passada pela israelense 3DV Systems, uma companhia de imagem digital: trata-se da ZCam, câmera 3D para PC que é sensível aos movimentos, possibilitando ao jogador comandar a ação na tela com um simples mover do dedo.
Como o acessório capta profundidade, consegue reproduzir movimentos em três dimensões, o que permite ao usuário interagir com o jogo.
Zvika Klier, executivo-chefe da 3DV, demonstrou a câmera utilizando um game no qual o jogador controla um avião movendo as mãos para os lados; ergue o polegar, aciona a metralhadora e atira bombas. Depois, ele mudou para um jogo de boxe, balançando no ar para socar e abaixando para evitar as investidas adversárias.
"Com isso, nós podemos colocar você dentro do jogo", afirma Klier, que já pensa em superar o aparelho que inspirou a câmera. "O Wii nos mostrou o caminho, mas nosso dispositivo pode ir além".
Em desenvolvimento há dois anos e meio, a câmera vai custar o equivalente a periféricos de videogames (US$ 40) e estará pronta para a produção em massa a partir de 2008. Atualmente, a 3DV discute com várias empresas de software e hardware possíveis aplicações para o acessório.
Consoles como o PlayStation 3 e o Xbox 360 possuem câmeras interativas, mas com uma performance bastante limitada -ao menos, atualmente. No videogame da Microsoft, por exemplo, apenas três jogos utilizam a câmera Live Vision como mecanismo de controle, enquanto a maioria se resume a empregá-la em bate-papo por vídeo.
Para Billy Pidgeon, analista de videogames do IDC, o sucesso ou fracasso da ZCam vai depender principalmente dos jogos compatíveis com o periférico, embora ele não discuta o potencial de mercado da câmera: "Acho que todos se deram conta no último Natal (com o Wii) da popularidade de itens que tornam os games acessíveis a todo mundo", comenta.


Texto Anterior: Myspace Brasil: Bonde do Rolê é a promessa internacional da rede social
Próximo Texto: Notas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.