|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
games
Câmera 3D para micro inspira-se no Wii
Ela pode ser usada para controlar ação em jogos
DA REUTERS
O sucesso do Nintendo Wii e
de franquias como Guitar Hero, da Activision, está levando
as empresas a explorar novas
formas de controle para os games. Uma das mais recentes invenções foi anunciada na semana passada pela israelense 3DV
Systems, uma companhia de
imagem digital: trata-se da
ZCam, câmera 3D para PC que
é sensível aos movimentos,
possibilitando ao jogador comandar a ação na tela com um
simples mover do dedo.
Como o acessório capta profundidade, consegue reproduzir movimentos em três dimensões, o que permite ao usuário
interagir com o jogo.
Zvika Klier, executivo-chefe
da 3DV, demonstrou a câmera
utilizando um game no qual o
jogador controla um avião movendo as mãos para os lados; ergue o polegar, aciona a metralhadora e atira bombas. Depois,
ele mudou para um jogo de boxe, balançando no ar para socar
e abaixando para evitar as investidas adversárias.
"Com isso, nós podemos colocar você dentro do jogo", afirma Klier, que já pensa em superar o aparelho que inspirou a
câmera. "O Wii nos mostrou o
caminho, mas nosso dispositivo pode ir além".
Em desenvolvimento há dois
anos e meio, a câmera vai custar o equivalente a periféricos
de videogames (US$ 40) e estará pronta para a produção em
massa a partir de 2008. Atualmente, a 3DV discute com várias empresas de software e
hardware possíveis aplicações
para o acessório.
Consoles como o PlayStation
3 e o Xbox 360 possuem câmeras interativas, mas com uma
performance bastante limitada
-ao menos, atualmente. No videogame da Microsoft, por
exemplo, apenas três jogos utilizam a câmera Live Vision como mecanismo de controle, enquanto a maioria se resume a
empregá-la em bate-papo por
vídeo.
Para Billy Pidgeon, analista
de videogames do IDC, o sucesso ou fracasso da ZCam vai depender principalmente dos jogos compatíveis com o periférico, embora ele não discuta o
potencial de mercado da câmera: "Acho que todos se deram
conta no último Natal (com o
Wii) da popularidade de itens
que tornam os games acessíveis
a todo mundo", comenta.
Texto Anterior: Myspace Brasil: Bonde do Rolê é a promessa internacional da rede social Próximo Texto: Notas Índice
|