São Paulo, quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

testeUSP

Confira recursos do processador i5

DENIS F. WOLF
ALBERTO Y. HATA
PATRICK Y. SHINZATO

ESPECIAL PARA A FOLHA

O i5 é um dos integrantes da nova família de processadores Intel Core 2010, juntamente com o i3 e o i7. O grande destaque dessa linha é a chamada tecnologia inteligente, um conjunto de recursos que permitem um melhor desempenho em relação aos processadores lançados anteriormente.
Um dos destaques é a tecnologia Turbo Boost, que aumenta a velocidade de processamento quando necessário e a diminui quando o processador é menos requisitado. Assim, os processadores conseguem um balanço entre alto desempenho e menor consumo de energia.
Outro recurso interessante presente em alguns membros da família Core 2010 é um acelerador de vídeo integrado ao processador. O Intel Graphics HD acelera a comunicação entre o processador e a placa de vídeo, permitindo alta eficiência na reprodução de vídeos em alta definição e em tarefas que exigem alta capacidade gráfica.
Existem diversos modelos do processador i5 disponíveis comercialmente -eles podem ter dois ou quatro núcleos, a memória cache varia de 3 Mbytes a 8 Mbytes e a frequência de clock varia de 2,4 GHz até 3,46 GHz, podendo chegar até 3,73 GHz com o Turbo Boost.
O modelo avaliado neste teste é o i5-750, que possui quatro núcleos de processamento, 2,66 GHz (chegando a 3,2 GHz com o Turbo Boost), 8 Mbytes de cache e tecnologia de 45 nm (especificamente, este modelo não suporta Hyper Threading).
Para os testes de performance (benchmark), o processador foi equipado em um computador com a placa mãe Intel Kingsberg DP55KG, com 3 Gbytes de memória DDR3, placa de vídeo NVIDIA GeForce 9800 GTX+ com 512 Mbytes de memória e um disco rígido de 250 Gbytes. O sistema operacional utilizado foi o Windows 7.
Para realizar os testes de benchmark, contamos com o auxílio do software Everest Ultimate 5.30. No primeiro teste foi verificada a velocidade de comunicação entre o processador e a memória RAM. A velocidade de leitura dos dados da memória foi de 13,27 Gbytes/s e para a escrita obteve 12,05 Gbytes/s, um ótimo resultado.
Para comparar, o Intel Core 2 Extreme (QX9650), considerado um dos processadores topo de linha, consegue efetuar as mesmas operações respectivamente a 7 Gbytes/s e a 6,9 Gbytes/s. Essa diferença se deve principalmente à presença de dois canais de acesso à memória (DDR3 1333) no i5, enquanto seu antecessor tinha apenas um. Também é interessante notar que o os resultados do i5 neste teste foram muito próximos dos resultados de referência do i7, que é o processador topo da linha Core 2010.
Na análise do desempenho do processador com cálculos com números inteiros (CPU Queen), o Core i5 atingiu 19.768 pontos e para manipulação de imagens (CPU Photoworxx) obteve 29.428 pontos. No caso de cálculos com números flutuantes (FPU Julia), o processador conseguiu 10.826 pontos. O Core 2 Extreme fica atrás em relação ao CPU Queen, com 21.406 pontos e mais ainda em relação ao CPU Photoworxx, com 18.275 pontos.
Por fim, o Core 2 Extreme leva vantagem para cálculos com números flutuantes, porém a diferença não é muito significativa. Outro fator que deve ser levado em conta quando avaliamos as CPUs é o consumo de energia. Segundo as informações disponíveis no site da Intel, a potência dissipada pelo QX9650 é de 130W, enquanto o Core i5 750 dissipa 95W.
Com esses resultados, podemos concluir que o Core i5 possui quase o dobro da velocidade para o gerenciamento da memória, entretanto, a capacidade para trabalhar com números continua similar ao seu antecessor. Outra notícia boa é que houve também melhoramentos para manipulação com imagens, o que pode agradar designers e gamers. Usando o programa de análise de performance disponibilizado pelo Windows Vista e pelo Windows 7 e avaliando o quesito processador, chegou-se ao índice 7.3, um excelente resultado, já que o valor do índice pode variar entre 1 a 7.9.
O preço do i5 750 nos EUA para lotes de mil peças é de US$ 196, o que representa um bom custo-benefício.

DENIS F. WOLF é professor do Departamento de Sistemas de Computação no ICMC-USP. ALBERTO Y. HATA e PATRICK Y. SHINZATO são mestrandos em ciência da computação e matemática computacional no ICMC-USP.



Texto Anterior: tec-tec-tec
Próximo Texto: Canal Aberto - José Antonio Ramalho: Saiba como "esconder" seu perfil do Facebook dos outros usuários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.