São Paulo, quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Google Earth é um agregador de geotags

UM SÓ GLOBO A Terra do programa gratuito pode ser preenchida com fotos, vídeos e notícias em seus respectivos lugares

DA REPORTAGEM LOCAL

O Google Earth é um leitor e apresentador versátil de dados geográficos. Sua versão 4.2 já vem com dezenas de camadas pré-configuradas que colocam fotos, vídeos e até informações da Wikipédia nos lugares adequados, conforme o código embutido no artigo de origem.
Para ver quais são as fontes de informações disponíveis, abra Camadas e expanda o item Web geográfica. Nessa aba, é possível ver a que se referem os ícones espalhados pela Terra.
Quem quiser uma experiência mais personalizada pode acrescentar fotos do Flickr georreferenciadas. No portal de imagens, quase na parte mais baixa de algumas páginas, ao lado do ícone laranja que identifica um feed de RSS, há palavras que levam a outros tipos de fontes -abrangendo o KML, o formato análogo ao RSS para o Google Earth.
Clique sobre o KML e abra o endereço no programa de mapas. Se uma pessoa tem fotos georreferenciadas, o endereço KML fica em seu perfil. Para encontrar o KML de uma palavra-chave, no navegador, vá para flickr.com/photos/tags e escolha uma etiqueta ou escreva uma no campo de texto. É possível assinar, ainda, as fotos de determinado lugar -para isso, vá a Lugares (flickr.com/places), escreva o nome de uma localidade e pressione sobre o link KML referente.

Ciência
Um exemplo de utilização científica e educacional de códigos geográficos no Google Earth é um projeto da Edge, um programa da Sociedade Zoológica de Londres, que tem como objetivo a pesquisa e a proteção de espécies com história evolutiva bastante distinta das outras e que correm risco. Em www.edgeofexistence.org é possível assinar um KML que coloca no programa de mapas a localização dessas espécies.
Já o Geobird.com é uma comunidade de observadores de pássaros que registram imagens e utilizam o KML para tornar as informações compatíveis com o Google Earth.

Adaptação
O site GeoNames (www.geonames.org/rss_to_ georss_converter.html) possui um conversor de fontes de RSS comuns em fontes georreferenciadas. Ele é limitado a alguns idiomas, pois é baseado em interpretação de linguagem natural -o que diminui a precisão em relação a codificação geográfica por meio de mapas ou coordenadas.
No site, há diversos KMLs prontos, abrangendo notícias de vários jornais e agências.


Texto Anterior: Comunidade reúne trilhas de aventuras ilustradas com fotos
Próximo Texto: Blog ajuda a achar câmeras perdidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.