São Paulo, quarta-feira, 20 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

multimídia

Loja on-line de vídeos é difícil de operar

Saraiva vende e aluga filmes via internet

DA REPORTAGEM LOCAL

Na quinta-feira passada, a Livraria Saraiva lançou uma loja para aluguel e venda de filmes por download. A ideia é que os consumidores escolham no site os títulos e os baixem para ver no próprio computador.
Os preços começam em R$ 3,60 para as locações mais baratas. Os títulos com preços mais altos, para serem adquiridos, saem por R$ 39,90 -entre esses dois valores, há diversas faixas de preços.
A locação é contratada por 24 horas ou 48 horas, por exemplo. Já os filmes baixados podem ser vistos indeterminadamente, mas no máximo em três máquinas diferentes.
Esse controle é feito por DRM, software que gerencia os direitos sobre uma obra.
Na prática, ele limita o número de cópias ou faz com que um conteúdo seja vinculado a um dispositivo.
O processo não é intuitivo. É preciso instalar softwares e verificar a compatibilidade do sistema com o DRM.
Uma das tentativas da Folha foi frustada porque um dos métodos de pagamentos disponíveis não estava funcionando corretamente. De acordo com Deric Degasperi Guilhen, diretor de produtos digitais da Saraiva, o problema com o método era em todo o site.
Além disso, de acordo com Guilhen, o retorno dos primeiros dias serviu para aprimorar o funcionamento. "Os clientes tinham problemas com DRM e legendas. Nós colocamos um menu de ajuda no programa usado para download dos filmes."
A Folha conseguir alugar um filme usando outro método de pagamento. A velocidade de download é boa.
Em breve, de acordo com Guilhen, a loja deve funcionar plenamente em Mac e Linux.


Texto Anterior: Rede social: Yahoo! Brasil testa novo serviço, o Meme
Próximo Texto: Nos EUA, TV faz download de vídeo da Amazon
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.