São Paulo, quarta-feira, 20 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

consumo

Vapor ware

Empresa que desenvolvia Duke Nukem Forever havia 12 anos fecha as portas; veja produtos de informática que, depois de anunciados, nunca viram a luz do dia

DA REPORTAGEM LOCAL

Lançado em 1996, Duke Nukem 3D conquistou gamers de PC graças à violência gratuita e ao carismático protagonista, um brutamonte desbocado e mulherengo especializado em aniquilar alienígenas.
Diante do êxito, foi anunciado, no ano seguinte, o sucessor do jogo de tiro em primeira pessoa: Duke Nukem Forever.
Doze anos de desenvolvimento, diversos trailers, imagens e promessas de lançamento depois, o maior feito de Duke Nukem Forever foi ter se tornado o caso mais célebre de vaporware, termo usado para definir produtos cujo desenvolvimento demora demais e que, muitas vezes, nunca chegam a se tornar realidade.
Quem ainda tinha esperanças de que o jogo veria a luz do dia deve tê-las perdido neste mês, quando a 3D Realms, responsável pelo prolongado desenvolvimento, fechou as portas. A Take-Two Interactive, que distribuiria o jogo, processou a empresa recém-falida.
Duke Nukem Forever ficou seis vezes no topo da lista do prêmio anual de vaporware organizado pela revista "Wired", além de ter frequentado o ranking em outras duas ocasiões.

História
Um dos primeiros vaporwares da história foi o Ovation, pacote de escritório que seria desenvolvido pela Ovation Technologies nos anos 1980.
Fundada em 1983, a empresa foi à bancarrota no ano seguinte, depois de torrar US$ 7 milhões de investidores.
No ano passado, a revista americana "PC World" listou aqueles que considera os 15 maiores vaporwares da história, além de três menções honrosas. Leia a matéria, em inglês, em bit.ly/vaporpcw.
Confira, nesta página, seis produtos de informática que, depois de anunciados, se desfizeram no ar. (RAFAEL CAPANEMA)


Texto Anterior: Canal Aberto - José Antonio Ramalho: Faça download legal de músicas em MP3 no site Qtrax
Próximo Texto: Produtos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.