São Paulo, quarta-feira, 20 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novidades do Leopard trazem mais mudanças cosméticas

DA REPORTAGEM LOCAL

O novo sistema operacional da Apple, o Mac OS X Leopard, só vai chegar em outubro, mas a empresa anunciou, na semana passada, algumas das novidades do software.
Entre os destaques estão o Dock with Stacks, que permite colocar pastas na barra de atalhos Dock que aparecem como "pilhas" de documentos, e o Cover Flow, animação para navegar os arquivos que surgiu no iTunes para mostrar capas de discos.
Mas, com esse anúncio, a Apple se viu em mais uma situação inusitada: a reação às novidades foi morna e muita gente reclamou que são apenas cosméticas.
Também houve críticas de que alguns recursos anunciados pela Apple no Leopard já existem no Windows Vista, como o Quick Look, que permite ver uma prévia do arquivo ao passar com o mouse em cima, e o Time Machine, que restaura arquivos e faz backup.
Ainda no departamento das alterações mais superficiais, haverá atualizações nos programas iChat, que ganhou uma ferramenta para mostrar fotos, vídeos e apresentações na janela de conversa. O Finder, o sistema de busca no desktop, também terá alterações, como a nova barra lateral.
O Leopard também terá o Spaces, que cria desktops separados para diferentes tarefas.

Integração
Mas nem tudo é fachada. O Mac OS X terá suporte de 64 bits nativo, recurso que só existe na versão Ultimate do concorrente Windows Vista.
Outra novidade é que o Boot Camp, programa que permite rodar o Windows nos computadores da Apple, será parte integrante do Mac OS X.
A Apple também promete que o Leopard utilizará melhor a capacidade dos processadores de mais de um núcleo; atualmente, todos os Macs usam processadores Intel de, pelo menos, núcleo duplo, como o Intel Core 2 Duo.
As novidades do Leopard foram anunciadas por Steve Jobs, presidente da Apple, na WWDC, conferência para desenvolvedores de software para produtos da empresa.
Jobs disse também que o iPhone terá aplicativos web 2.0 de terceiros, que poderão acessar os serviços do telefone, como fazer uma chamada. O anúncio reforçou os rumores de que não será possível instalar software de terceiros no telefone, ou seja, de que ele terá um sistema fechado.
(PL)


Texto Anterior: Preparação
Próximo Texto: Teste USP: Câmera de baixo custo oferece 8 Mpixels
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.