São Paulo, quarta-feira, 20 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Multimídia

Tecnologia captura fotos com pouca luz

A novidade da Kodak é prometida para 2008

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Na semana passada, uma notícia jogou luz sobre o mercado de câmeras fotográficas. A Kodak disse que está mais perto de eliminar o flash das máquinas digitais. A fabricante revelou o desenvolvimento de uma tecnologia para sensores de imagens que, segundo a empresa, tem de duas a quatro vezes mais sensibilidade à iluminação do que as utilizadas atualmente.
A tecnologia também deve aumentar a velocidade de captura das fotos, já que o tempo de exposição para a entrada adequada de luz vai ser menor.
Quanto maior a velocidade de captura, menores as chances de borrões em imagens de objetos em movimento. A empresa diz que a novidade também resultará em fotos com definições melhores que as atuais.
A tecnologia, que ainda não foi batizada formalmente, deve, segundo sites especializados, substituir o padrão Bayer, criado em 1976 e que é usado nos sensores da maioria das câmeras fotográficas atualmente.
A empresa está desenvolvendo a novidade tanto para produtos para consumidores, como câmeras fotográficas e aparelhos celulares, quanto para equipamentos industriais e científicos.
A Kodak pretende lançar a primeira amostra de um sensor com a nova tecnologia no primeiro trimestre do ano que vem.

Mais qualidade
Outras empresas investem em novidades para aprimorar a tecnologia dos sensores das câmeras fotográficas.
Lançado em 2004, o Foveon X3, um sensor do tipo CMOS, é apontado como um dos mais modernos atualmente e usa um padrão diferente do Bayer.
O sensor, segundo a empresa fabricante, combina o melhor da fotografia digital com características das imagens feitas com filme. As fotos tiradas com o X3 têm cores mais nítidas, entre outras qualidades.
Atualmente, poucas câmeras para o consumidor comum usam a tecnologia. Sigma e Polaroid têm produtos que utilizam o Foveon X3.
(GVB)


Texto Anterior: Resolução aumenta e preço cai
Próximo Texto: Música para celular tem sistema de recomendação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.