São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema operacional pré-instalado no micro pode ter falhas e limitações

DA REPORTAGEM LOCAL

Seguro e com distribuições cada vez mais amigáveis, como o Ubuntu e o Fedora, o Linux é uma arma das empresas para baratear computadores.
No entanto, as versões do sistema operacional livre pré-instaladas nem sempre recebem a devida atenção dos fabricantes. Algumas delas estão pouco otimizadas para o hardware e desatualizadas -o que pode incorrer em problemas de segurança. Na boca de vendedores, o Linux ganha apelidos como "Windows genérico" e "sistema de demonstração".
Segundo pesquisa da Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software), 73% dos usuários do programa do governo federal Computador para Todos removeram o Linux pré-instalado e colocaram em seu lugar uma versão do Windows -muitas vezes, pirata.
Uma das estratégias da Microsoft para combater o Linux e a pirataria é o Windows Vista Starter Edition, que só é vendido pré-instalado e, segundo a própria empresa, "não está disponível nos mercados de tecnologia desenvolvidos, como Estados Unidos, União Européia, Austrália ou Japão".
Comercializado em 139 países em desenvolvimento, o sistema tem uma série de limitações: só permite a execução de três programas ao mesmo tempo e não reconhece mais do que 1 Gbyte de memória RAM. Também não é possível fazer atualização para edições mais avançadas do Vista. (RC)


Texto Anterior: Até R$ 1.200
Próximo Texto: Reportagem de capa: Dê vida a PC novo com softwares gratuitos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.