São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gerenciadores de arquivos com abas facilitam manipulação de conteúdo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Abas são mais práticas do que janelas separadas. Isso vale não apenas para a internet, mas para o seu próprio computador.
Gerenciadores de arquivos com abas são fáceis de usar e especialmente úteis para quem gosta de (ou precisa) ter acesso rápido a diferentes pastas. É muito mais prático do que deixar uma janela aberta para cada pasta, como muitos fazem com o Windows Explorer.
O xplorer2 (zabkat.com/alldown.htm) oferece uma visualização personalizável, com vários painéis. Para configurá-los, acesse o menu Exibir.
Aperte, ao mesmo tempo, as teclas Ctrl e Insert para abrir uma nova aba em um dos painéis principais. Ao clicar com o botão direito em uma aba, é possível renomeá-la. Você pode salvar diferentes layouts de visualização pelo menu Janela. Os menus Ferramentas e Ações dão acesso a outros recursos, como dividir um arquivo grande em vários pedaços.
Outro gerenciador muito popular é o FreeCommander (www.freecommander.com), que usa dois painéis iguais lado a lado. Dentro de cada um é possível exibir a estrutura de pastas (menu Visualizar) e abrir várias abas (teclas Ctrl e T juntas).
Vale conferir também o CubicExplorer (www.cubicreality.com) e o UltraExplorer (www.mustangpeak.net).

Abas no Explorer
O QTTabBar (qttabbar.wikidot.com) é uma extensão que adiciona abas e outras funções ao Windows Explorer.
Após instalá-lo, reinicie o computador, abra o Windows Explorer, clique com o botão direito na barra de ferramentas e selecione QTTabBar para acessá-lo. (EK)


Texto Anterior: Utilitários: Acesse programas com mais velocidade
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Recupere documentos com ajuda de software
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.