São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Games

Videogames ganham os holofotes em feira japonesa

EVENTO Tokyo Game Show, que começa depois de amanhã, marca mais uma chance para a Sony mostrar se o PlayStation 3 é mesmo tão bom quanto prometido

THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A partir de sexta-feira, quando começa a Tokyo Game Show 2006 (TGS 2006), a Sony tem mais uma chance de mostrar a que vem o PlayStation 3, prometido para chegar às lojas em novembro, no Japão e nos Estados Unidos. O Japão é um território estratégico para a Sony, que deve reinar praticamente sozinha no pavilhão de exposições, já que a rival Nintendo não costuma participar da TGS -que vai até domingo.
O PlayStation 3 promete melhor visual e poder de processamento do que o Xbox 360, da Microsoft, mas, por enquanto, não convenceu. Em Tóquio, diferentemente do que aconteceu na feira norte-americana de games E3, em maio último, serão mostrados jogos mais bem acabados, como Devil May Cry 4, Ridge Racer 7 e Motor Storm. Metal Gear Solid 4, um dos mais esperados do console, aparecerá em novo vídeo.
O primeiro dos três dias de feira é restrito à imprensa e, nos outros, as portas se abrem para o público, que vem em peso -no ano passado, foram 176 mil pessoas. Elas encontrarão muitas novidades: serão exibidos mais de 570 jogos de 107 companhias distintas, um recorde absoluto da TGS.
Para quem pensa que a geração atual de consoles está no fim, o PlayStation 2, com exatos cem games em demonstração -destaque para a ação de God of War 2-, mostra que ainda tem lenha pra queimar.

Concorrência
Embora a Nintendo não vá participar da Tokyo Game Show, algumas produtoras terceirizadas colocarão em seus estandes jogos para o Wii e para o DS, portátil que há meses é líder de vendas e reina soberano no país. Para o Wii, um dos títulos mais aguardados é Biohazard: Umbrella Corp Chronicle, a estréia da série Resident Evil na plataforma.
Quem também está de olho na feira é a Microsoft: até agora, tal qual seu antecessor, o Xbox 360 não emplacou no Japão, devido à falta de títulos adaptados ao gosto dos orientais. Por isso, a companhia vai investir nos RPGs, gênero adorado por aquelas bandas, em games como Lost Odissey e Blue Dragon.
Além disso, recentemente a Sony revelou que, na estréia, colocará apenas 100 mil unidades do PlayStation 3 nas lojas nipônicas, uma quantidade que deve ser consumida logo nos primeiros dias. A Microsoft deve procurar aproveitar a situação e oferecer o Xbox 360 como opção de próxima geração para o Natal dos "carentes de PS3".
Outro privilégio dos visitantes da TGS será testar, em primeira mão, Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2007, que marca a estréia do aclamado simulador de futebol nos gramados da nova geração de videogames -mais especificamente, no Xbox 360.
Mas, apesar dos holofotes voltados para os consoles, as duas plataformas com a maior quantidade de títulos na feira são o computador pessoal, com especial destaque para os jogos massivos on-line, e os celulares. No total, a TGS trará mais de 250 games para PCs e/ou telefones celulares.


Texto Anterior: Segurança: Mozilla conserta falhas do Firefox
Próximo Texto: Nintendo diz que Wii chega em novembro por US$ 250
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.