São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2004

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TESTE

Soft para pesquisa no disco do PC inova, mas funciona com poucos programas

Buscador pessoal do Google é fraco em compatibilidade

BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

O buscador Google já colocou na internet uma versão de desenvolvimento (beta) do programa Google Desktop, que se destina a acabar com um situação tão comum quanto irritante: a perda de arquivos por desorganização do disco rígido. O software, que é gratuito (447 Kbytes, em desktop.google.com) e funciona nos sistemas operacionais Windows 2000 SP3 e XP, trabalha como se fosse um Google pessoal, ou seja, é dedicado a catalogar e pesquisar os documentos contidos no PC.
É um avanço considerável, pois a Apple só deve lançar algo similar em 2005; a Microsoft, de forma incompleta, em 2006.
Antes da primeira utilização, o Google Desktop precisa analisar o conteúdo do disco rígido, o que, segundo o programa, pode levar "algumas horas". Nos testes realizados, o processo demorou menos de meia hora.
Finda a catalogação, o programa está pronto. Ele busca, de forma automática, as palavras-chave digitadas pelo usuário, em vários repositórios de dados: arquivos do Microsoft Office (formatos DOC, XLS e PPT), documentos de texto, pastas de e-mail (nos programas Outlook e Outlook Express), registros de bate-papos (realizados com o comunicador pessoal AOL Instant Messenger) e até o histórico de sites visitados com o Internet Explorer.
Os recursos são inovadores, mas há um problema óbvio. O Google Desktop só funciona com esses programas e formatos de arquivo, ou seja, não reconhece softwares como o Firefox (maior concorrente do Internet Explorer, com bem mais recursos do que o navegador da Microsoft), o Thunderbird (programa de correio muito mais seguro do que o Outlook) e o MSN Messenger (comunicador mais popular do que o AOL Instant Messenger).
O Google admite ampliar a compatibilidade do buscador pessoal, mas não faz promessas. A situação atual, que limita severamente o uso da ferramenta, é frustrante, pois o programa é ótimo.
Ao catalogar o histórico de sites acessados, por exemplo, grava automaticamente cópias deles no PC (pode-se voltar a ler as páginas mesmo estando desconectado da rede) e indexa todo o texto das páginas -se você já tentou e não conseguiu se lembrar de algo que viu na internet, sabe como isso é importante. Outra inovação é que, ao fazer uma pesquisa no Google (www.google.com), são exibidos documentos pessoais que tenham conteúdo relacionado às palavras-chave digitadas.


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