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TESTE
Soft para pesquisa no disco do PC inova, mas funciona com poucos programas
Buscador pessoal do Google é fraco em compatibilidade
BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL
O buscador Google já colocou
na internet uma versão de desenvolvimento (beta) do programa
Google Desktop, que se destina a
acabar com um situação tão comum quanto irritante: a perda de
arquivos por desorganização do
disco rígido. O software, que é
gratuito (447 Kbytes, em desktop.google.com) e funciona nos sistemas operacionais Windows 2000
SP3 e XP, trabalha como se fosse
um Google pessoal, ou seja, é dedicado a catalogar e pesquisar os
documentos contidos no PC.
É um avanço considerável, pois
a Apple só deve lançar algo similar em 2005; a Microsoft, de forma
incompleta, em 2006.
Antes da primeira utilização, o
Google Desktop precisa analisar o
conteúdo do disco rígido, o que,
segundo o programa, pode levar
"algumas horas". Nos testes realizados, o processo demorou menos de meia hora.
Finda a catalogação, o programa está pronto. Ele busca, de forma automática, as palavras-chave
digitadas pelo usuário, em vários
repositórios de dados: arquivos
do Microsoft Office (formatos
DOC, XLS e PPT), documentos de
texto, pastas de e-mail (nos programas Outlook e Outlook Express), registros de bate-papos
(realizados com o comunicador
pessoal AOL Instant Messenger) e
até o histórico de sites visitados
com o Internet Explorer.
Os recursos são inovadores,
mas há um problema óbvio. O
Google Desktop só funciona com
esses programas e formatos de arquivo, ou seja, não reconhece
softwares como o Firefox (maior
concorrente do Internet Explorer,
com bem mais recursos do que o
navegador da Microsoft), o Thunderbird (programa de correio
muito mais seguro do que o
Outlook) e o MSN Messenger (comunicador mais popular do que o
AOL Instant Messenger).
O Google admite ampliar a
compatibilidade do buscador
pessoal, mas não faz promessas. A
situação atual, que limita severamente o uso da ferramenta, é frustrante, pois o programa é ótimo.
Ao catalogar o histórico de sites
acessados, por exemplo, grava automaticamente cópias deles no
PC (pode-se voltar a ler as páginas
mesmo estando desconectado da
rede) e indexa todo o texto das páginas -se você já tentou e não
conseguiu se lembrar de algo que
viu na internet, sabe como isso é
importante. Outra inovação é
que, ao fazer uma pesquisa no
Google (www.google.com), são
exibidos documentos pessoais
que tenham conteúdo relacionado às palavras-chave digitadas.
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