São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARA A INTERNET


Produtos ajudam neo-internauta a fazer seus sites pessoais; alguns softwares vêm com modelos prontos

Programa exige familiaridade para criar home page



MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Criar páginas na Internet em três cliques. Essa é a proposta do programa "Web! - Criação de Sites Personal Edition" (R$ 69, tel. 0/xx/11/284-9033), que está chegando às lojas de informática.
Para o novato, o programa chega a ser um chamariz, pois promete em três passos criar sua página pessoal. Na verdade, o produto tem um manual, sem o qual o leigo não conseguiria fazer seu site. Ou seja, é imprescindível ler as 52 páginas, em português, para criar seu site.
Os três cliques prometidos, na caixa do pacote, ficam a ver navios. A versão "Personal Edition" não tem modelos prontos, ao contrário de alguns programas concorrentes.
Para quem desconhece os primeiros passos na criação de páginas, a falta de modelos cria uma certa confusão, pois é preciso ter em mente o que colocar e como dispor os itens de uma página.
Uma página na Internet equivale a um texto. Precisa ter título para atrair a atenção do leitor.
Para criá-lo com o "Web!", é preciso clicar no item Inserir e em Texto.
Essa mesma operação pode ser feita pressionando o mouse no botão do ícone com a letra "A".
Diferentemente de outros programas para criação de sites, o "Web!" não permite delimitar automaticamente o espaço para posicionar uma imagem com ajuda do mouse .
Para fazer isso, é preciso clicar no ícone Inserir imagem ou acioná-lo pelo item Inserir, no menu principal.
Mesmo assim, é preciso ter conhecimentos de diagramação para poder determinar o espaço para as imagens em uma página. Sem esse domínio em mãos, é necessário fazer cálculos e testes até encontrar a posição ideal para as imagens na página.
A idéia de criar links para outras páginas é o conceito dos sites da Internet. Se o dono da página quer levar o visitante para outros locais, é preciso criar esse vínculo. Pode ser feito pelo item Inserir e Link ou diretamente pelo nono botão (da esquerda para a direita).
Às vezes, efeitos especiais costumam dar mais visibilidade a uma página. O "Web!" permite colocar no site letreiros digitais.
Nesse caso, é preciso acionar o item Inserir texto e clicar na guia Letreiros digitais. Há três alternativas para o comportamento do texto: rolar, alternar e deslizar. O internauta precisa também definir se quer o efeito centralizado ou em mais oito diferentes posições. Pode também incluir sons.
Com paciência e experimentando muito, o neo-internauta pode criar uma página com o "Web!" e publicá-la depois na rede mundial. Esse último procedimento exige que ele tenha uma conta em um site que ofereça espaço para pendurar páginas. Alguns provedores oferecem a seus assinantes megabytes suficientes para páginas simples. Há também os que dão espaço sem cobrar nada.
Os programadores de páginas fazem muxoxo quando se fala em programas para criação de sites. A maioria prefere produtos simples ou cria home pages "na unha", ou seja, usando editores de "HTML" que exigem bom conhecimento em programação.
Outro produto de prateleira para fazer sites é o "Front Page", da Microsoft. Desde a versão 98, o programa já vem com modelos prontos (também conhecidos como "templates"). Pode ser uma camisa de força, pois obriga o internauta a usar o mesmo padrão do começo ao fim do site. A versão 2000 (R$ 344) está em lojas.
O "Office Premium", que traz o "Word", o "Excel" e o "PowerPoint", inclui o produto.


Texto Anterior: Feminismo também está na rede
Próximo Texto: Provedores oferecem orientação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.