São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmera digital mostra a Paulicéia

Reprodução
RETRATO URBANO Imagem mostra ocupação da Grande São Paulo, que tem poucos e pequenos bolsões verdes; a foto tirada por satélite é uma das disponíveis no site da Embrapa (www.cdbrasil.cnpm.embrapa.br), que tem também imagens de outras regiões do país

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para comemorar os 450 anos da cidade de São Paulo, vários sites criaram seções especiais com fotos que mostram os lugares que fazem parte da vida e da história dos paulistanos.
A seção comemorativa criada pelo portal iG (www.ig.com.br/paginas/useg/sp450anos) possui uma galeria com fotos de celebridades em seus lugares preferidos da cidade. Há também outra seção com imagens de locais históricos que oferecem a opção de enviar cartões virtuais por e-mail.
Outro site que oferece esse tipo de serviço é o Sampacentro (www.sampacentro.com.br/postais). Seu diferencial são as fotos de ícones do antigo centro da cidade, como o Vale do Anhangabaú e a Catedral da Sé.

Pintura e arquitetura
Já o Yahoo! (br.yahoo.com/ sp450/e5.php) reuniu fotografias que mostram diferentes épocas de São Paulo, com destaque para as décadas de 50, 60 e 70.
Recomendados para aqueles que apreciam as obras arquitetônicas da cidade, o São Paulo Café Turismo (www.saopauloi.com.br) e o Sampa.art (www.sampa.art.br) mostram igrejas, edifícios famosos e até os cemitérios dos diferentes bairros da capital. O tradicional Mercado Municipal recebeu uma homenagem da revista virtual P@rtes (www.partes.com.br/especial_sp_450/mercadao3.htm).
Retratos de vários temas referentes ao dia-a-dia paulistano estão no site do projeto SP 450 (www.sp450.com/secao.asp?sid=7). As fotos vêm acompanhadas de textos e links multimídia.
O cotidiano da cidade também foi registrado nas fotos do Diário de Bordo do Urbenauta (www2.uol.com.br/urbenauta/index.shl), que viajou pelos 96 distritos que fazem parte da capital de São Paulo e clicou famílias de várias classes sociais, ruas famosas e paisagens inusitadas como a cachoeira existente no bairro de Engenheiro Marsilac.

Ibirapuera
É possível até ver a metrópole em movimento através do Ali! Webcam (www2.uol.com.br/aliwebcam/alicams/sampa), que conta com três opções diferentes.
Quem prefere admirar a natureza pode ver a galeria de fotos do parque do Ibirapuera criada pela Prodam (www.prodam.sp.gov.br/ibira/fotos.htm), a Companhia de Processamento de Dados de São Paulo, que tem sede no parque.
No site Artbr (www.artbr.com.br/450postes), os grafiteiros mostram sua arte e celebram a data com as fotos do projeto 450 postes. (JB)


Texto Anterior: Use o micro para programar suas baladas
Próximo Texto: Museus oferecem passeio virtual
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.