São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP VISTA DA REDE

Em enquete da Folha Online, 36% dos internautas votaram em "Trem das Onze", da Adoniran Barbosa

Som que simboliza a cidade toca on-line

DA REPORTAGEM LOCAL

É difícil definir qual é o som típico de São Paulo, mas várias músicas tornaram-se famosas por tratar da cidade em sua letra.
Entre os compositores, o mais célebre é Adoniran Barbosa (1910-1982), que compôs sucessos como "Tiro ao Álvaro", "Samba do Arnesto", "Saudosa Maloca" e "Trem das Onze".
As letras e cifras das composições de Adoniran Barbosa estão no site adoniram-barbosa. letras.mus.br.
"Trem das Onze", aliás, foi eternizada pela interpretação do grupo de samba paulistano Demônios da Garoa (www.demoniosdagaroa.com.br). E mais: na Folha Online, em votação no site especial dos 450 anos de São Paulo, o "Trem das Onze" bateu outras fortes concorrentes, como "Sampa", de Caetano Veloso (acheicifras.uol.com.br/cifras_nac.php?idcifra=216), "Ronda", de Paulo Vanzolini (acheicifras.uol.com.br/cifras_nac.php?idcifra=6616) e foi eleito a música que mais representa a cidade.
O resultado final da enquete está disponível no endereço cgi2.uol.com.br/cgi-bin/urnavirt/urna2.cgi?urna=folco081.
O grupo de rap Racionais conseguiu, como poucos, retratar a realidade da periferia de São Paulo. Em racionais-mcs.letras. mus.br o usuário pode ler a letra de todas as músicas do grupo. Já em www.vagalume.com.brartista.php/10163.html é possível escutar on-line algumas das mais populares.
O internauta que quiser ouvir as canções que têm ligação com São Paulo em rádios on-line tem diversas opções, como a Rádio UOL (musica.uol.com.br/radiouol), a Rádio Terra (radio.terra.com. br) e a Usina do Som (www.usinadosom.com.br). (FB)


Texto Anterior: Museus oferecem passeio virtual
Próximo Texto: Use serviço público dentro de casa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.