São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Projetor gera clima de cinema em casa

PAREDE >> Produto , que pode ser usado em superfícies que não sejam de cor branca, conta com boa luminosidade

ODEMIR BRUNO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Indispensáveis nas apresentações, os projetores multimídia estão presentes em congressos, seminários e reuniões.
A novidade é que esse produto está se popularizando também no uso doméstico.
Por maior que seja a tela de uma TV, ela não fornece a mesma sensação de imersão que encontramos no cinema. Mas que tal ter um cinema em casa? Essa é uma motivação para o uso desse equipamento em residências.
Além de ser utilizado como projetor de filmes ou TV, ele pode ser usado para animar eventos ou festas. Até pouco tempo, os projetores multimídia tinham preços inacessíveis para uso doméstico. Hoje um aparelho do tipo tem custo equivalente ao de uma TV de LCD de 40 polegadas.

Teste
O BenQ 512ST é um projetor multimídia potente e compacto -mede cerca de 25,5x9x21,4 cm. Ele tem entradas para VGA, HDMI, videocomposto (RCA) e S-video, o que lhe permite ser conectado a diversos equipamentos, como micros, videogames, DVDs e sintonizadores de TVs.
O aparelho tem botões de controle na face superior e controle remoto. A configuração é feita via menus na tela projetada. Diversos idiomas podem ser definidos para a interface; a única opção para o português é o de Portugal.
Um dos destaques do produto é o sistema de lentes de proximidade -ST. Essa tecnologia permite que a distância entre o projetor e a tela seja pequena se comparada a outros equipamentos de projeção.
Nos testes, posicionamos o produto a cerca de 1,3 metro da parede, o suficiente para gerar uma tela de cerca de 1,5x1,2 m.
Essa característica traz vantagens: para o uso profissional, diminuindo a distância entre a tela e o projetor, limita o raio de ação da luz e reduz a chance de ofuscar o palestrante ou de que ele obstrua a projeção.
Já para uso doméstico, essa característica permite que salas pequenas possam ser utilizadas para projeção.
Outro item importante é a luminosidade. O aparelho possui 2.200 lúmens, que é suficiente para a sua proposta. Nos testes, a projeção de uma tela de computador, que apresenta maior contraste, permaneceu nítida, mesmo com a sala iluminada com lâmpadas equivalentes às incandescentes de 150 W.
Para filmes, o mais adequado é utilizar salas sem iluminação. O BenQ512 apresenta seis modos de exibição programados.
A princípio, esses ajustes parecem ser meros esquemas de equalização de vídeo. Mas, ao projetar filmes, descobre-se que o modo de exibição é mais do que isso.
No modo Dinâmico, o vídeo apresentou ruído durante projeção de filmes. Mas, quando selecionamos o modo Cinema, a imagem ficou perfeita.
O BenQ também tem sistema de correção de cores. Ele permite projetar em paredes que tenham outras colorações além do branco.

Resolução
A resolução do LCD do BenQ é de 800x600. Está abaixo do padrão do mercado. Entretanto, o equipamento permite que os dispositivos enviem imagens com resoluções maiores.
A redução da resolução é feita internamente no equipamento -o que acarreta perda de qualidade, é claro.
Esse recurso permite que sintonizadores de TV de alta definição possam ser projetados, ou telas de computador com alta resolução.
Para computadores, a resolução máxima que o aparelho permite é de 1.400x1.050 (reamostrada para 800x600 no LCD do projetor). O aparelho apresenta entrada de áudio e alto-falantes internos.

Conclusão
O projetor é uma ótima opção tanto para uso profissional quanto para uso doméstico. O produto apresenta boa relação custo/benefício e pode ser uma alternativa para a tela de home theaters, com a vantagem de poder ainda animar festas e eventos.


ODEMIR MARTINEZ BRUNO é livre-docente em computação e doutor em física, ambos pela USP (Universidade de São Paulo).


Texto Anterior: Eventos on-line: Acontece na internet
Próximo Texto: Planejamento orçamentário: Excel oferece planilhas prontas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.