São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criador da web pede que se pense na população que não tem acesso à rede

DA REPORTAGEM LOCAl

O inventor da World Wide Web, Tim Berners-Lee, disse ontem que o novo presidente dos EUA, Barack Obama, chegou na hora certa: "Os dados do governo vão fazer parte de uma plataforma aberta".
Lee elogiou os dados vinculados usados desde a campanha. Para ele, essa capacidade de vincular informação é o "substrato da web 3.0", ou semântica. "Não discutiremos o significado da palavra cor. Uma cor vai ter uma URI [espécie de código]" -dessa forma, as máquinas vão saber o que é uma informação, e os programadores definirão o que fazer com ela.
"Diferentes pessoas e aplicativos poderão usar os dados de uma variedade enorme de fontes diferentes e fazer o que quiserem com eles", explica Lee.
Resumindo: na web 3.0, os dados serão interpretáveis pelas máquinas, o que vai facilitar a interação e o cruzamento de dados de fontes diferentes.

Democratizar a rede
Para Lee, é importante que esse avanço na parte técnica seja acompanhado de uma internet neutra. "Ninguém deve monitorar onde eu entro. E nenhum conteúdo pode ser censurado por razões comerciais."
Lee também considera importante que "pensemos nos 80% das pessoas que não têm acesso a internet. Celulares são formas mais baratas de acessar a rede. Podem levar a internet a áreas rurais, a quem não tem".
Mas o cientista não considera que o celular vai ser a forma predominante de acesso à rede no futuro.
"É internet que você carrega no bolso. Mas você saberá que, quando chegar em casa, terá uma tela de 52 polegadas para um acesso muito mais sofisticado à rede."
E ele prevê que a internet será onipresente: "Vamos ter muito mais. Quando você tiver uma internet aberta, terá uma virtualização de dados. Você pode imaginar que cada canto de uma casa pode ter um pixel. O pixel vai ser muito mais barato". (GUSTAVO VILLAS BOAS)


Texto Anterior: Evento: Festa geek
Próximo Texto: 10 GBPS: Participantes festejam conexão ultrarrápida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.