São Paulo, quarta-feira, 21 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fuga de marcas famosas faz feira encolher

Hannibal Hanschke/Reuters
Público visita a feira Cebit, em Hannover, na Alemanha


DO ENVIADO ESPECIAL A HANNOVER

A maior feira do mundo de tecnologia ficará menor na sua próxima edição.
Em 2008, a Cebit vai durar seis dias (de 4 a 9 de março), um a menos do que em anos anteriores. Motivos não faltam para a redução: fuga de grandes marcas, diminuição no número de expositores e público infiel.
Neste ano, grandes empresas ficaram de fora da feira, como Nokia, Philips, Motorola, Canon e Apple.
A baixa no número de marcas de peso se deve à concorrência de eventos especializados, como a feira 3GSM de telefonia celular, em Barcelona. Há quem prefira lançar produtos em eventos próprios, como a Apple.
Em 2005, o público da Cebit foi de 434 mil pessoas -queda de 10% em relação ao de 2001.
Neste ano, a visitação subiu 10% nos três primeiros dias, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A expectativa de público na semana inteira de exposições era 450 mil pessoas.
Os dias com maior concentração de visitantes foram sábado e domingo, quando jovens e famílias lotaram as áreas de games e celulares.

Brasil
Os latino-americanos aumentaram sua participação na Cebit em 126%. O Brasil levou 24 expositores a Hannover neste ano, seis a mais que em 2006.
O país também enviou comitiva para negociar com a Deutsche Messe, responsável pela feira, a elaboração de uma Cebit latino-americana, sediada em São Paulo ou em Porto Alegre. (DM)


Texto Anterior: Cérebro: Kit para controlar o pc com pensamentos é lançado na feira
Próximo Texto: Reportagem de capa: Televisão no celular é aposta na Europa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.