São Paulo, quarta-feira, 21 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

canal aberto

José Antonio Ramalho @ - canalaberto@uol.com.br

Aprenda a detectar sites que trazem armadilhas

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se você utiliza o Google como principal mecanismo de busca de informações na internet, pode saber de antemão se os links exibidos pelo buscador indicam sites confiáveis.
Algumas das páginas mostradas, que você acessa sem ter nenhuma referência, podem conter atalhos para sites com códigos maliciosos que irão lhe causar algum tipo de problema. Eles podem instalar algum tipo de controle remoto, criar mecanismos para monitorar seus hábitos de navegação ou coisas ainda piores.
Se você tivesse um aviso prévio sobre a idoneidade do endereço, ou seja, se é um site limpo, que não cria nenhum perigo ao usuário, você certamente iria preferir entrar nele do que em outro que é suspeito.
A McAfee, fabricante de antivírus e de outros produtos de segurança, criou um programa chamado SiteAdvisor, que é instalado como acessório do navegador e passa a funcionar como um legítimo dedo-duro dos sites pesquisados.
Depois de instalado o plug-in, que pode ser obtido no site www.siteadvisor.com, a operação do navegador continua idêntica, porém as pesquisas do Yahoo! ou do Google passam a ter um ícone que identifica o potencial de perigo do site.
Esse ícone pode ser verde, amarelo ou vermelho, indicando o nível de perigo, assim como num semáforo de trânsito. Sites não pesquisados pelo SiteAdvisor aparecem com um ícone cinza. Você também pode contribuir com o sistema de proteção relatando um site suspeito.
Para baixar o plug-in, clique no link Download do site. Na página seguinte, clique no link Faça o download.
A operação da busca continua igual, mas você notará um ícone ao lado do link. Se você passar o mouse sobre o ícone, terá um resumo da avaliação do site.
No caso de um ícone vermelho, você pode clicar nas ocorrências de downloads para ter uma descrição das ameaças detectadas por lá.
Mesmo sem usar o mecanismo de busca, quando você entrar em algum site, verá na barra de status do navegador, ou seja, a moldura inferior da janela, um botão do SiteAdvisor que indica, por meio de cores, o nível de risco do site.
Se clicar nesse botão, o leitor terá uma descrição do site. O fato de ter um ícone amarelo ou vermelho não quer dizer que você não deva entrar num site, mas é prudente verificar o nível de risco que ele oferece.
Por exemplo, um site de downloads pode ter em sua maioria programas limpos, mas oferecer um ou arquivo que contém programas espiões.

+ Dicas

POWERPOINT 1
Para enfatizar uma tela de apresentação do PowerPoint, você pode esconder temporariamente um slide. Durante a exibição do conteúdo, para escurecer toda a imagem, pressione a tecla do ponto final. Para obter o efeito inverso, de claremento da imagem, pressione a tecla que traz o sinal de vírgula.

POWERPOINT 2
Durante uma apresentação do PowerPoint, muitas vezes o cursor do mouse fica aparecendo em algum lugar da tela e pode atrapalhar a visualização de algum item. Para fugir desse problema, em lugar de mover o mouse manualmente, você pode pressionar a tecla do sinal de igual e fazer o cursor sumir.


Texto Anterior: Reportagem de capa: Megaoperadora de celular acena para sistema de VoIP
Próximo Texto: Blu-ray oferece qualidade surpreendente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.